Do vagalume às árvores, uma nova forma de iluminar a noite

Do vagalume às árvores, uma nova forma de iluminar a noite

Publicado em:
21/1/2015
No items found.

Já imaginou se, no futuro, não precisássemos de iluminação artificial nas ruas? Se mesmo à noite não fôssemos tão dependentes dos postes? Pois este é o sonho de Alexander Krichevsky. Em parceria com a Universidade do Estado de Nova York, o cientista está desenvolvendo um projeto pioneiro que pretende criar plantas geneticamente modificadas capazes de emitir luz própria. Parece uma daquelas loucuras que vemos em filme,  certo? Mas já é uma realidade bem próxima de nós.

O método, patenteado pela Bioglow, empresa fundada por Alexander, consiste em juntar o DNA de bactérias marinhas luminescentes ao genoma de uma planta comum. Assim, caule e folhas conseguem emitir luz, de forma bem similar àquela produzida por vagalumes e águas-vivas. Desta forma, poderíamos plantar diversas dessas árvores pela cidade e apenas esperar que elas brilhassem sozinhas, sem nenhuma necessidade de consumo de energia tradicional.

  O projeto ainda é recente e, embora a possibilidade de criar grandes árvores a partir dessa modificação genética exista, ainda deve levar alguns anos até que a técnica seja aprimorada e os postes possam ser substituídos. Mas tem gente por aí que não aguentou esperar tanto tempo pela fonte de luz renovável e já está colocando a mão na massa.

Encantado pelo projeto, o designer holandês Daan Roosegaarde quer dar um gostinho de como essas árvores irão funcionar e, para isso, ele planeja aplicar nas árvores já existentes nas ruas uma fina camada de tinta bioluminescente. Esta tinta especial é carregada durante o dia, por meio dos raios solares, e emite luz por até oito horas durante a noite, assim como no projeto da futura botânica. Polêmico, mas interessante.

Cleo Santiago
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.