Empresários pelo clima

Empresários pelo clima

Publicado em:
20/10/2021
No items found.
Segundo estudo recente, apoiado pelo Conselho Empresarial Brasileiro pro Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), é possível reduzirmos as emissões de GEE em até 42% no Brasil até 2025, em relação aos níveis de 2005. Essa é a previsão descrita pelos Empresários pelo Clima, documento que reúne grupos empresariais que abarcam 45% do PIB do Brasil. Eles estarão ativos na COP26, em busca de um progresso com legado ambiental, social e econômico.
Saiba mais sobre Sustentabilidade Empresarial no Brasil

Mas cá entre nós, isso realmente é possível? Mudarmos tão rapidamente nosso estilo de produção a base de recursos naturais esgotáveis em menos de 4 anos? Bom, é o que acreditam as grandes multinacionais, que prometem somar esforços pra não extrapolarmos a meta de 2ºC de aquecimento até 2100. Confira outras ações e expectativas comentadas pelo documento:

- Economia de baixo carbono - esta pautada também no mercado de créditos de carbono com medidas para compensação e precificação;
- Medidas para uma rápida redução dos Gases de Efeito Estufa (GEE);
- Redução do desmatamento na Amazônia;
- Investimentos em tecnologias verdes pautadas na inclusão e economia circular (green recovery).

Políticas climáticas públicas com instrumentos de mercado e inclusão social.
O que mais queremos neste momento é acreditar na eficácia dos inúmeros acordos que serão selados durante a convenção, No entanto, o Protocolo de Kyoto é um claro exemplo de que na teoria tudo pode acontecer. Mas como será a prática?

Apesar de todas adversidades, boas novidades também estão por vir na esfera de inovação. Cinco startups estarão representando o Brasil nesse movimento, são elas: Eco Panplas, Tesouro Verde, Lemobs, Scipopulis e Um Grau e Meio. Essa última, realiza um serviço de monitoramento de focos de incêndio em plantações e matas nativas. Câmeras especiais identificam ocorrências em um raio de 15 quilômetros, tudo isso pra reduzir o tempo de detecção de horas a cada três minutos.

Incrível, né? Por mais iniciativas como essa!


Gabriel Ferri
Por:
fundo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.