Crianças + Sustentabilidade = Inspiração!

Crianças + Sustentabilidade = Inspiração!

Publicado em:
28/11/2017
No items found.

Você já conheceu alguma criança que luta pela causa da sustentabilidade? Ou que se compromete com a geração do próprio lixo? A gente separou três nomes de crianças incríveis que se propuseram a mudar o mundo, cada uma do seu jeitinho.

BIRKE BAEHR, 16 anos

O menino Birke ficou conhecido há 5 anos quando foi chamado para falar no TEDxNextGeneration, com destaque para projetos inovadores de adolescentes que querem mudar o mundo. Birke era o mais jovem e falou sobre sua descoberta a respeito dos agrotóxicos, dos impactos da indústria alimentícia no meio ambiente e como somos seduzidos e enganados pelas propagandas das grandes empresas.

Desde então, Birke defende a causa da agricultura sustentável e se oferece como voluntário em várias fazendas pelos EUA e pela Itália para entender o processo. Publicou um livro em 2012, “Birke na Fazenda – A história da busca de um garoto por comida de verdade” e dedicou sua infância e adolescência aos seminários sobre agricultura orgânica, desenvolvendo a paixão por conscientizar as pessoas sobre os alimentos industrializados e as alternativas que podemos adotar para fugir desse padrão. Em 2011, Birke também falou no TEDxRedmond. Hoje, ele cultiva seus próprios vegetais, divulga fazendas e restaurantes que trabalham com alimentação orgânica e tem um site dedicado a compartilhar suas informações sobre a causa e os eventos que participa. Birke ainda foi destaque no documentário Choice Point, sobre o que podemos fazer para mudar o mundo.

 

MAYA PENN, 17 anos Maya, hoje com 17 anos, é CEO de uma empresa de moda ecológica, a Maya’s Ideas. Você acha a menina nova pra isso? Pois a empresa dela já tem 9 anos! E não para por aí: ela produziu um desenho animado que fala sobre a importância das abelhas e de outros polinizadores, o The Pollinators. O desenho foi feito para conscientizar as crianças sobre como os polinizadores são fundamentais, transformando-os em super-heróis. Maya falou há 4 anos no TED Women sobre sua trajetória enquanto ativista ambiental, seu compromisso com os clientes, com a sociedade e com o planeta. Ela também fundou a ONG “Maya’s Ideas for the Planet”. Ela conta como ficou assustada quando descobriu o impacto negativo da indústria têxtil tanto para o meio ambiente quanto pras pessoas. Por isso decidiu fazer sua marca pensando em atender às necessidades dos clientes sem comprometer seu próprio futuro. Maya também se compromete a doar de 10 a 20% dos lucros da sua empresa para instituições de caridade e organizações ambientais.

 

SEVERN CULLIS-SUZUKI, 37 anos Você se lembra dela? Ela não é mais criança, claro! Mas há 25 anos, a canadense Severn Cullis-Suzuki parou o mundo quando discursou na ECO-92, no Rio de Janeiro. Ela tinha 12 anos de idade e foi ao evento como representante de uma organização de 4 crianças em defesa do meio ambiente. Severn disse que estava assustada com a qualidade de vida das gerações que estavam por vir e emocionou todo mundo com um discurso sincero e impactante de uma criança. Na época, ela disse: “Sou apenas uma criança e não tenho as soluções. Mas quero que vocês saibam que vocês também não têm”. 

 

Hoje, Cullis-Suzuki já é mãe,  pós-graduada em etnobotânica e ainda é ativista ambiental. Voltou ao Rio+20 há 5 anos atrás e é super interessante (e triste!) assistir às duas falas da canadense que lamentou não apresentar um novo discurso depois de 20 anos da ECO-92. Severn foi produtora de uma série para crianças na Discovery Kids em 2002 e é membro do conselho da Carta da Terra, uma declaração de princípios éticos para a construção de uma sociedade sustentável e justa no século XXI. É muito legal acompanhar a evolução da canadense que não abandonou a luta por um mundo melhor. Você já conhecia alguma delas? Já conviveu com uma criança que pensava no futuro do planeta ? Conta pra gente!

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.