Como guardar roupas (e as fantasias!)

Como guardar roupas (e as fantasias!)

Publicado em:
18/2/2018
No items found.

Se você tá por dentro do processo do Armário Cápsula, já tá sabendo que as roupas que você ainda quer, mas que não entraram na seleção são importantes pra evitar a compra de novas peças quando o armário precisar de uma ou outra reposição. As peças afetivas, como aquele vestido de formatura que você quer guardar, mas provavelmente não vai usar outra vez também ficam, mas precisam ser guardadas. E, claro, que isso também vale pras fantasias de carnaval desse ano (e dos anteriores) que você não vai descartar pra reutilizá-las nas próximas folias. Mas pra tudo isso funcionar, é super importante saber como guardar as roupas. Quem nunca deixou aquela pilha de camisetas no armário que foram danificadas por traças? Ou destruídas pelo mofo? Mas sem pânico! A gente vai dar algumas dicas simples que vão te ajudar no processo de durabilidade das suas roupas guardadas, evitando que no futuro elas virem lixo. Isso não pode, certo?

Lave antes de guardar

A primeira dica é sempre lavar a roupa antes de guardar, especialmente se a peça for branca. O processo aumenta significativamente a durabilidade da roupa.

Deixe a roupa respirar

As fibras precisam respirar e, claro, precisam de espaço pra isso. Sabe aquela tática de deixar o armário aberto pra ventilar? Ou aquela pequena ventilação nos armários antigos? É por isso. Vale sempre investir em abrir o armário uma vez por semana e guardar as roupas em saquinhos de tecido, nunca de plástico.

Cuidado ao embalar as roupas

Já falamos sobre os sacos a vácuo aqui, mas quando puder, sempre opte pelos de algodão, já que a fibra deixa o oxigênio entrar ao mesmo tempo em que protege do pó e das manchas. Dê preferência a sacos escuros pra evitar que a luminosidade desbote a peça.

Traças e Mofo

Já falamos sobre uma técnica muito legal (e natural!) pra evitar as traças: colocar grãos de cravo da índia ou folhas de louro entre as peças. Ou um pote de vidro com bicarbonato de sódio pra evitar o mofo no armário.   Mas a Vivi deu uma dica de ouro aqui sobre o mofo, especialmente pra galera que mora perto da praia. Roupas penduradas duram mais do que em gavetas (já que aqui, elas ficam mais apertadinhas e com menos ar) e a dica é colocar um giz em um saquinho e pendurar cada um em um cabide. Ele absorve o mofo que seria absorvido pela roupa e ainda dá pra lavar o giz pra usar de novo depois! 100% reutilizável, amigo do meio ambiente e muito melhor do que comprar aqueles antimofos industrializados (e que vêm no plástico!).

Roupas brancas

Quer uma dica extra pras roupas brancas? Depois de lavar pra guardar, não junte as peças brancas com as coloridas. E, quando bem sequinhas, coloque as roupas brancas envolvidas em um papel de seda ou um TNT azul! A cor bloqueia a luminosidade e evita que a roupa branca fique amarelada.

Sabe mais alguma dica? Conta aqui! E lembra de marcar a nossa hashtag #desafioarmariocapsula pra gente não perde nada do seu processo também.  

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.