Basculho?

Basculho?

Publicado em:
17/2/2021
No items found.

Basculho: só assim pro lixo virar trending topics, né?

Essa semana rolou uma discussão no Big Brother Brasil 21 que rendeu o que falar: o pernambucano Gil disse pra carioca Pocah que não veio do lixo pra perder pra basculho e o povo foi a loucura. Quantes brasileires não se identificaram com a reação imediata da cantora, quando ela pergunta: "mas o que é basculho?"

Se lixo viralizou... a gente explica

Basculho é uma expressão regional que significa o resto do lixo, ou seja, aquela parcela do resíduo que todo mundo descarta e despreza. Segundo a ideia da expressão, é o que não presta pra nada. A palavra é "prima", ou seja, é da mesma variação linguística que basculante. No contexto formal, segundo Nukácia Araújo da Universidade Estadual do Ceará, basculho é aquele resto de construção civil, sabe? Entulho. E também é uma variante de vasculhar: o ato de limpar o telhado de uma casa, que produz um lixo desprezível.

Nukácia conta ao Diário do Nordeste, que a riqueza regional da nossa língua é belíssima e que, no Ceará, usa-se bascui pro mesmo significado.

Mas ó: se basculho é tudo aquilo que a gente pensa que é desprezível, mas não é... hora de ressignificar essa palavra como xingamento, né? Porque vê: se pra você aquele resto de comida é descartável.. bom, acho que a gente pode começar a nossa conversa daí. Mas brincadeiras à parte, a gente celebra as oportunidades de conhecermos mais da nossa língua, do Nordeste e, sempre, da popularização do que é lixo :)

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Vamos juntas!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.