A água filtrada é de graça nos restaurantes do Rio, bom para o seu bolso e melhor para o planeta. Entenda o porquê!

A água filtrada é de graça nos restaurantes do Rio, bom para o seu bolso e melhor para o planeta. Entenda o porquê!

Publicado em:
30/5/2016
No items found.

Em 1995, nova lei no Estado do Rio de Janeiro: água natural potável e não mineral, deverá ser filtrada e servida gratuitamente aos adeptos dos bares, restaurantes e nos demais estabelecimentos que seguem essa linha. Hoje, em pleno 2016, mais de vinte anos após a lei ser sancionada, ainda podemos ver pessoas pagando por água engarrafada, sem saber dos seus direitos ou com vergonha de exigi-los, e sem a menor ideia da consequência desse hábito de consumo.

Já falamos sobre essa pauta aqui, e tem uma galera por aí que não faz o link sustentável, e assim acaba não percebendo a ligação entre o consumo consciente e a Lei da Água Filtrada. Vale saber que não à toa São Francisco, na Califórnia, baniu as garrafinhas plásticas da cidade; não por acaso o governo da Dinamarca incentiva as pessoas a tomarem água da bica - “Um litro de água da torneira joga de 1 mil a 2 mil vezes menos que dióxido de carbono na atmosfera que uma água engarrafada”, avisou o ministro do Meio Ambiente de lá. E se você tá com a pulga atrás da orelha com água da torneira, vale ressaltar também que segundo a organização Food & Water Watch, cada dia mais a água engarrafada tem como origem água da bica. E além de só produzir mais lixo, ela ainda fica mais caro por isso! É, o assunto não parece tão interessante para a grande mídia, ou para boa parte da indústria. Mas é pra gente e foi para Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) também, que criou um app que te ajuda a se tornar cada vez mais consciente e, consequentemente, empoderado: “Carteirada do Bem”, é o nome dele. ;)

 

Parece simples, né? E é! O aplicativo está disponível para os sistemas de IOS, Android e Windows Phone. Ele age como um facilitador, com uma linguagem tão acessível quanto a que você lê aqui, e te deixa por dentro dos seus direitos. Vai totalmente de encontro ao que buscamos viabilizar diariamente: uma vida mais sustentável, com dicas práticas de consumo consciente, novos hábitos e uma visão de mundo mais inclusiva. :) Afinal, apesar de ser um produto 100% reciclável e de baixo custo de produção, a fabricação e o descarte inadequados fazem com que a garrafa PET represente um enorme perigo para o meio ambiente e para a nossa saúde. Abaixo estão alguns dos impactos que as tais garrafinhas inofensivas contribuem:

- No mundo, por ano, são produzidas 250 milhões de toneladas de plástico;

- Cerca de 35% desse montante são usados apenas uma vez, por 20 minutos;

- 80% do plástico encontrado no mar têm origem em atividades em terra (domésticas, industriais e agrícolas);

 

Se não mudarmos nossos hábitos de consumo, em 2050, teremos mais plástico que peixes nos oceanos. Entendeu por que a pauta voltou? Agora é só aproveitar a boa nova, baixar o aplicativo e viver com Menos 1 Lixo e mais direitos respeitados! Para maiores detalhes sobre o app do bem, e pra descobrir que tem lei valendo para hotéis, motéis, shoppings e supermercados também (<3), acesse www.carteiradadobem.com.br.

Ah! E nós temos uma sugestão: baixe, use, e depois conte pra gente através do contato@menos1lixo.com.br como tem sido a experiência. Nós queremos ler você! ;)

Talita Gamboa
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntas!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.