3 práticas que facilitam a vida do catador e impulsionam a reciclagem,  por Pimp My Carroça

3 práticas que facilitam a vida do catador e impulsionam a reciclagem, por Pimp My Carroça

Publicado em:
8/12/2021
No items found.

Já se imaginou vivendo em um planeta sem lixo? Nele, o design dos produtos seria pensado para circular novamente ou se decompor após pouco tempo de uso. Todo material descartado seria visto como matéria prima para se transformar em outras coisas. E os profissionais catadores seriam vistos como os principais responsáveis por essa mudança acontecer, sendo reconhecidos por governos e autoridades como grandes agentes de transformação. Incrível, né?


Ainda vai levar um tempo para esse ideal de mundo sem resíduos acontecer. Agora, valorizar os profissionais coletadores é algo que rola começar pra ontem. Como? Além do respeito e outros fatores que já falamos aqui, pensar que outra pessoa irá manusear os objetos que você descarta é um bom começo.

 

O catador é responsável por grande parte do fluxo de reaproveitamento de embalagens no Brasil. Os profissionais coletam 90% de tudo que é reciclado atualmente. A Francieli Silva trabalha com coleta de resíduos no centro de São Paulo. Ela faz parte do programa Cataki, movimento parceiro do Pimp my Carroça, para aumentar a renda e empoderar o trabalho do catador. O movimento gira em torno do tema "dar visibilidade a quem já é protagonista", como eles mesmos manifestam.


E  tendo em vista que catadores e catadoras realizam a parte mais importante da cadeia de reciclagem, mas acabam sendo os menos reconhecidos e com menor remuneração, a informação pode fazer esse jogo virar. A Francieli nos trouxe algumas dicas práticas envolvendo a latinha de alumínio, justamente por ser um objeto de desejo e consumo intenso no verão, para realizar a separação do lixo e o cuidado com objetos cortantes. 


Confere as dicas abaixo e lembre-se: se for beber, #VADELATA 

https://www.instagram.com/p/CVqqrd9phGD/


Legenda: Francieli Silva, coletadora cadastrada no Cataki.


1 Descartar embalagens com restos


Sabe aquele velho hábito de colocar bituca na latinha? Ele vai ficar no passado a partir de agora. O mesmo vale para papéis, canudinhos, restos de comida ou qualquer outro dejeto. Esse tipo de situação, involuntária muitas vezes, faz a diferença no dia a dia do catador. Imagine que esses restos de bebida acabam entrando em contato com outros restos e tudo isso se transforma em chorume. Para quem manuseia os rejeitos, normalmente sem equipamentos adequados, acaba sendo desagradável e perigoso para a saúde. 


Lembre-se de dar aquela lavadinha com a água escorrida da louça antes de eliminar a latinha. Ou se certificar de que não há nada dentro dela. 


 

2 Não diferenciar os sacos de material reciclável e orgânico


Para quem separa o lixo isso parece coisa de outro mundo. Mas espera aí, apenas 17% dos brasileiros têm acesso à coleta seletiva pública. Ou seja, grande parte de nós depende do trabalho dos catadores para inserir novamente o que consumimos na cadeira de produção. 


E nesse processo, o lixo precisa estar separado. De um lado a matéria orgânica, que se decompõe mais rápido, inclusive você pode compostar esses alimentos em casa quando quiser. Do outro lado, o resíduo seco,  de caráter importantíssimo pra cadeia de reciclagem. Misturar lixo orgânico com lixo seco dificulta muito esse processo, além de colocar em risco - mais uma vez - a saúde do catador. Ninguém gosta de mexer em coisa nojenta, né? O catador também não.  


3 Objetos cortantes desprotegidos

Mesmo que o coletador esteja protegido com as luvas, ao manusear um material cortante, ele corre o risco de sofrer um acidente. 


A sugestão da Francieli é a seguinte: quando o descarte envolver vidro, pegue uma garrafa pet e corte ela ao meio, fazendo com que o vidro quebrado fique armazenado aí mesmo. Depois é só juntar as duas partes, lacrar com fita ou outro material. Assim o catador saberá que isso é um vidro quebrado e estará protegido. 


Gostou das dicas? Então vem saber mais sobre o trabalho incrível que o Cataki promove. 


E lembrando sempre que não existe embalagem perfeita. Existe aquela com o menor impacto para as pessoas e para o planeta. O VADELATA é um movimento que apoia o consumo consciente no Brasil. Fique por dentro!


Camila Benvegnú
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.