12 fatos sobre o plástico

12 fatos sobre o plástico

Publicado em:
3/2/2021
No items found.

Você sabia que a Coca-Cola produz 88 trilhões de garrafas de plástico por ano que, empilhadas, dariam pra gente ir e voltar da lua 31 vezes? E que só o Brasil produz 11 milhões de toneladas de plástico por ano e ocupa o 4º lugar de maior produtor de plástico do mundo?

167 mil garrafas por minuto é o número de garrafas plásticas produzidas só pela Coca-Cola.

Uau! Sabemos do desconforto de estar em contato com tantos dados difíceis sobre o presente e o futuro do planeta. Especialmente porque o plástico tá muito presente na nossa rotina e muitos parecem impossíveis de eliminarmos. Mas pra cuidarmos do problema, precisamos cuidar dos fatos pra então olharmos pras soluções. Esses são alguns dados reunidos na publicação Atlas de Plástico, produzido pela Fundação Heinrich Böll com o movimento Break Free From Plastic e que nós tivemos a honra de participar. Hoje queremos trazer pra você alguns dados alarmantes, pra gente começar ao no consciente do futuro. Bora? 

#1  Entre 1950 e 2017, um total de 9,2 BILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICO foram produzidas. Isso representa mais de uma tonelada por cada pessoa que vive hoje em dia no planeta Terra. A maior parte são produtos e embalagens de uso único. Menos de dez por cento de todo o plástico já produzido foi reciclado.


#2 Plástico e microplásticos flutuando nos oceanos são um problema bastante discutido. Mas poucos se dão conta que a POLUIÇÃO PLÁSTICA DO SOLO pode ser entre 4 e 23 vezes maior do que nos mares.


O artista @messymsxi que coletou mais de 20 mil plásticos e fez uma exposição no Museu de Arte da Singapura


#3 Em 2018, mais de 1,13 TRILHÃO DE UNIDADES DE EMBALAGEM — a maioria delas de plástico — eram usadas para alimentos e bebidas apenas na União Europeia. A embalagem não é o único problema: a agricultura utiliza a cada ano cerca de 6,5 milhões de toneladas de plástico em todo o mundo.


#4 O plástico acelera as mudanças climáticas. Se as tendências atuais continuarem, os plásticos terão causado emissões de CO2 da ordem de 56 gigatoneladas até 2050. Em outras palavras: fabricar plástico pode custar de 10 a 13% do limite estimado de emissões de carbono para que o aquecimento global se mantenha abaixo de 1,5 graus Celsius.

Os próximos fatos, a Nina te conta. Dá um play pra assistir:


É triste, mas tem solução. Recomendamos a leitura do Atlas do Plástico, um material riquíssimo em informação fácil e acessível pra todes. E, se você ficou pensando como você pode contribuir positivamente pra esse cenário: a gente te conta. Aqui no site existem muitos vídeos pra te ajudar a mudar a sua rotina pra uma rotina mais compatível com a natureza, mas a gente também tem um curso maravilhoso de 12 aulas pra te dar essa forcinha no passo a passo.  


Menos 1 Lixo
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.