Você acredita no Aquecimento Global?

Você acredita no Aquecimento Global?

Publicado em:
8/2/2021
No items found.

IBOPE, o ITS e o Yale Program on Climate Change Communication publicaram uma pesquisa feita no final de 2020 sobre a percepção dos brasileiros em relação ao aquecimento global e às mudanças climáticas. É super interessante observar como pessoas com acesso à internet e com maior acesso à educação têm mais engajamento quando falamos em meio ambiente. E é por isso que o Menos 1 Lixo se mobiliza todos os dias: pra contribuir ativamente com informação, educação e conscientização dos nossos desafios em relação ao planeta. Pra que possamos todes nos empoderarmos cada dia mais através das nossas escolhas diárias de consumo e de estilo de vida :)

Bora ver alguns dos dados?

Do total dos brasileires entrevistades, 78% acreditam que o aquecimento global é um tema super importante. 61% estão preocupados com o maio ambiente, mas só 25% afirmam que sabem muito sobre o assunto. Além disso, as mulheres são maioria quando falamos em defesa do meio ambiente: 68% delas se dizem muito preocupadas enquanto só 53% deles estão nesse lugar. Nós já falamos um pouco sobre a dificuldade dos homens aderirem ao movimento da sustentabilidade:

Quando falamos em natureza e economia, 77% das pessoas entendem que é prioridade proteger o meio ambiente, ainda que isso signifique menos crescimento econômico.

88% das brasileiras e brasileiros entendem que o aquecimento global pode prejudicar - e muito- as próximas gerações e 80% das pessoas pretas entrevistadas acreditam que as mudanças climáticas podem prejudicar sua família.

Sobre as queimadas na Amazônia, quase 100% das pessoas dizem acreditar que elas acontecem e aconteceram e 76% responderam que os responsáveis são os madeideiros, depois os agricultores, depois os pecuaristas e, por último, os garimpeiros. Quando a pergunta é focada nas soluções, ou seja, quem pode resolver efetivamente as questões climáticas, 35% responderam que é o governo, 32% a indústria e 24% cidadãos.

O relatório ainda aponta que pessoas com ideologias mais inclinadas à esquerda, têm mais empatia com assuntos conectados à preservação da natureza.

Dados como esse são bem importante pra sabermos onde estamos quando falamos em mudanças climáticas. Elas são uma realidade e já estão acontecendo. Por isso, quanto maior a nossa percepção do tamanho do problema, mais aptos e aptas estaremos pra lidar com ele. Por isso, a gente recomenda acessar o relatório completo e se envolver com a gente no nosso ativismo diário de todo dia :)

Por aqui, trabalhamos muito pra oferecer soluções pra todos os nossos contratempos e fizemos até um curso pra te dar uma forcinha na sua casa e começar do começo. Você se enxerga nesses dados? Conta pra gente!

Menos 1 Lixo
Por:
fundo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.