Valorize os catadores!

Valorize os catadores!

Publicado em:
17/6/2021
No items found.

Você sabe como funciona o trabalho que os catadores realizam no Brasil? Desde 2002 que a profissão é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e tem como escopo recolher, selecionar e vender materiais recicláveis. Assim, eles cuidam da cidade, da nossa saúde e da saúde da natureza, porque observam o resíduo como oportunidade e não como algo descartável. Tia Fatinha é ex-catadora do Jardim Gramacho e participou da nossa websérie Bê a Bá da Reciclagem:

E por que são fundamentais? Bom, primeiro porque nós ainda temos mais de 3 mil lixões a céu aberto no Brasil e 87% da população brasileira não tem acesso a um programa de coleta seletiva nos seus municípios. São os catadores e catadoras que cuidam dessa coleta e do que pode ser reciclado ou não. Só no Rio de Janeiro, mais de 350 mil toneladas de resíduos foram recuperados pelos catadores só em 2020, o equivalente a 923 ônibus. 


Catadoras e catadores são responsáveis por quase 90% do que vai reciclagem feita no Brasil. 


Hoje, segundo dados do IPEA, são entre 400 e 600 mil trabalhadores, sendo 20 mil só no estado de São Paulo, a cidade mais populosa do país e que descarta 20 mil toneladas de lixo todos os dias. A contradição está na invisibilidade desses trabalhadores que trabalham diariamente, debaixo de chuva ou sol quente, pra coletar o máximo de resíduos que podem, transportando o lixo pra triagem e comercialização. E, claro, essa condição expõe a galera à doenças, à violência urbana e até ao preconceito. Porque toda invisibilidade social é resultado da ignorância da sociedade civil. 


Cataki

Em entrevista à Paulina Chamorro, no Vozes do Planeta, o Mundano, fundador do Pimp My Carroça e Cataki, grafiteiro e ativista ambiental contou um pouco da importância da visibilidade aos catadores e catadoras. Há 13 anos, ele decidiu grafitar uma carroça de um catador de São Paulo, com objetivo de destacar aquele trabalhador urbano. Seguiu perguntando aos catadores e catadoras sobre sua rotina e também escrevendo frases de impacto nas carroças, buscando trazer visibilidade pra essa galera que cuida da gente. Aos poucos, essa relação entre Mundano e as cooperativas se estreitou.

A partir desse trabalho, Mundano também fundou o Cataki que surge pra suprir uma demanda das cidades que, como já contamos, a maioria sequer tem como alternativa a coleta seletiva da prefeitura. Através do aplicativo, você consegue encontrar o catador ou catadora mais perto da sua casa e quais coletam os resíduos que você precisa descartar. Desde 2017 que é um aplicativo e tem mais de 220 mil downloads, foi premiado mundialmente 2 vezes. A nível nacional aumentou em 63,9% a renda de catadores e catadoras que estão no Cataki. 

Mundano é um grande ativista e inspiração pro Menos 1 Lixo. Através dos projetos, ele construiu uma ponte entre a sociedade e quem trabalha com o lixo, oferecendo a oportunidade de mudarmos a nossa visão como coletivo, de um dos trabalhos mais necessários quando falamos em sustentabilidade e regeneração das cidades. 

Na websérie Bê a Bá da Reciclagem, o Edson Freitas destacou um dado muito relevante, de que perdemos mais de R$ 8 bilhões por ano encaminhando o nosso resíduo pra aterros sanitários e lixões e não pra reciclagem. 

Na pandemia, os catadores tiveram uma redução de 80% da sua renda mensal, além de toda exposição ao vírus. Em 2020, participamos da campanha de financiamento coletivo liderada pelo Cataki de apoio aos catadores e catadores do país. 

Apoie essa rede de trabalhadores e trabalhadoras e valorize os que cuidam do nosso lixo, da nossa saúde, da nossa cidade e, claro, do nosso planeta. :)



Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.