O que a TAG - Experiências Literárias tem a ver com o Menos 1 Lixo?

27/8/2018

Nós amamos unir literatura e sustentabilidade e valorizamos muito as nossas parcerias. A TAG - Experiências Literárias é a mais recente delas. Você já conhece o projeto? A TAG é um clube de assinatura de livros que dispõe de duas modalidades: Curadoria e Inéditos. O primeiro é um kit com título recomendado por algumx grande escritorx convidadx e o segundo adianta o lançamento de best-sellers internacionais ainda inéditos por aqui. As caixinhas sempre vêm com outros presentinhos bacanas, como marcadores de página, mimos e posters. Hoje já são mais de 35 mil associados espalhados por 1500 cidades do Brasil.

Achamos super interessante conversar com eles sobre sustentabilidade. A TAG encomendou alguns copinhos para presentear assinantes que renovarem o plano anual. E é claro que aproveitamos a oportunidade linda pra conversar um pouco sobre o casamento entre literatura e o meio ambiente.


Qual foi a motivação para parceria com o Menos 1 Lixo?

A galera da TAG entende como motivação toda a relação do clube com os associados, que é baseada em surpresas e significados. Da chegada da caixinha, passando pela descoberta do título até o próprio mimo que compõe o kit, tudo é pensado do ponto de vista da experiência do assinante com a TAG. Os leitores estão "acostumados" a serem surpreendidos e, por isso, a galera busca superar expectativas todos os meses.


Como a TAG enxerga a sustentabilidade conectada com a literatura?

A TAG acredita que sustentabilidade vai além de zerar o uso de recursos, mas fazer uso deles com propósito e responsabilidade. Nós também :) Olha que bacana, a TAG procura trabalhar com fornecedores que investem em tecnologias sustentáveis, como máquinas sem uso de álcool, tinta a base de soja, chapas sem processamento químico e papéis certificados FSC, um sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido. Esse sistema garante que os produtos vêm de bom manejo florestal. Eles também trabalham a quantidade necessária de kits para demanda e devolvem as caixas excedentes ao fornecedor para que a reciclagem seja feita. Além do envio do estoque para reaproveitamento e o incentivo para que os associados reutilizem as suas caixinhas para soluções simples do dia a dia (como organizadores de gavetas, camas pros gatinhos, porta-objetos, etc). Também rola um projeto de doação de livros para escolas, bibliotecas e outras iniciativas que compartilham da filosofia da TAG.


Existe uma política de embalagem lixo zero dos kits?

A TAG evita o uso de plástico na composição dos kits, usando prioritariamente papel. Eles contaram, e isso é muito legal, que os próprios associados cobram do clube de assinaturas o banimento do plástico, garantindo que só usaram esse tipo de embalagem quando foi extremamente importante pelo acabamento ou detalhe do livro, mas que isso é bastante raro por lá.

No dia a dia da empresa, eles não usam copos plásticos descartáveis, usam pouquíssimo papel (quase todo o processo é digital) e são parceiros do ReCiclo, um projeto de coleta de resíduos orgânicos pela compostagem. Eles contaram que vários funcionários já optam pela bike para irem trabalhar.

E ficamos muito felizes da TAG apostar no nosso agente de transformação como capaz de superar essa expectativa tão especial dos associados.


Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Principais tópicos
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntx!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.