Ano passado, a Fe Cortez decidiu mudar todo o guarda-roupa dela e encarou o Desafio Armário Cápsula, porque firmou a decisão de que, em 2018, seria uma ativista ambiental também comprometida com os impactos gritantes da moda no meio ambiente. Documentamos tudo em uma websérie completa, com dados, processos e muita gente bacana que compartilhou desse movimento.
A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo. E isso pode ser uma surpresa pra você, já que ninguém fala sobre isso de verdade por aí. Vamos conversar?
Todos os anos, a indústria têxtil consome 93 TRILHÕES de litros de água! O que significa 4% da captação mundial de água doce anual (e é importante dar aquele remember de que a indústria agropecuária é responsável pela captação de 70%). Pra cultivar 1kg de fibra de algodão, são necessárias de 7 a 29 mil litros de água. Uma camiseta, por exemplo, consome quase 2kg de combustíveis fósseis e quase 3 mil litros de água. E isso é só pra produção dela, viu? Não se contabilizou os impactos da lavagem, pra passar a camiseta, descartar, etc.
Segundo o Fashion Revolution, consumimos ainda uma média de 10 mil litros de água pra fabricar uma calça jeans e 8 mil pra um par de sapatos.
E a pergunta que fica é: pra que? Qual é a real necessidade de consumirmos tantos recursos vitais do planeta pra gente ter mais peças de roupa? Somos muito mais do que adquirimos. Não precisamos do look do dia, da moda da estação ou daquela peça que dizem que você precisa ter.. isso tudo é cilada! As indústrias consomem água de maneira desenfreada e são os humanos que farão a falta dela em breve.... e você faz parte disso quando consome. Que consumo é o teu? Vamos pensar nisso?
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.