Mr. Fly Moda Sustentável: a cada camiseta, menos duas PET no meio ambiente

Mr. Fly Moda Sustentável: a cada camiseta, menos duas PET no meio ambiente

Publicado em:
27/3/2016
No items found.

Vira e mexe a gente traz um pouquinho do que tá rolando na moda para os nossos leitores. Não só pela beleza das peças, mas, principalmente pela inovação no modo de produção dos produtos. Não é segredo que por muito tempo a indústria da moda contou com trabalho escravo, mão de obra infantil, descarte excessivo, ditadura de padrões de beleza e por aí vai. Infelizmente, até nos dias atuais, algumas empresas ainda agem dentro disso. Mas para a nossa alegria (<3), muitos empreendedores estão surgindo e se perguntando diariamente como produzir peças lindas, que atendem ao esperado pelos consumidores, sem desrespeitar o meio ambiente, as pessoas, as vidas. A MIG nasceu assim, a Insecta Shoes também, e muitas outras marcas que não nasceram com esse propósito, tiveram sensibilidade para se transformar ao longo dos anos. Dentro de todo esse cenário, surgiu para nós a Mr. Fly Moda Sustentável, que carrega nas asas a vontade de contribuir com um mundo melhor: e você pode vestir isso. :)

‍(foto: camisas Mr. Fly, calça MIG Jeans e sapatos Insecta Shoes)

"Aos 16 anos, quando fiz o curso de Confecção Industrial no SENAI, ainda não imaginava que acabaria abrindo uma empresa de moda. No final da minha graduação em Administração, descobri a possibilidade de se trabalhar com a malha PET e então entendi que deveria me envolver com um trabalho que levasse consciência ambiental até as pessoas. Entendendo o fluxo de consumo diário e a poluição que envolve a indústria da moda, achei que seria um importante passo para a sustentabilidade a desconstrução desse universo. Nascia então a Mr.Fly", nos contou Anna Lopes, 27 anos, mineira, e idealizadora da marca. Quando a Anna fala sobre malha PET, fica claro que a cada camiseta são menos duas garrafas no meio ambiente? O processo de produção da malha PET produz menos 72% de gás carbono, 15% a menos de energia e comparado a malha de algodão, gasta menos 5.000 litros de água. "Para além dos benefícios ecológicos dos nossos produtos, acreditamos que a sustentabilidade se consolida quando inclui e pensa a sociedade de forma completa. Ao utilizarmos garrafas PET como matéria prima das nossas peças, acabamos estreitando as relações com os coletores de materiais recicláveis da nossa região, movimentando assim a economia local", complementa Anna. Os  retalhos que sobram na nossa confecção são doados e a tinta utilizada é a base de água e sem glicerina animal. A separação do lixo, a opção de não utilizar materiais descartáveis e a busca constante por novas formas de ajudar o planeta, é algo que não sai da rotina da Mr. Fly.

Pra quem tem dúvidas sobre a qualidade do material, vale saber que a preocupação com a estética dos produtos oferecidos é constante: "muitas vezes, o argumento ambiental não é suficiente para alcançar o público, então precisamos chamar a atenção de todos para uma causa muito maior, para que a partir daí as pessoas possam experimentar e entender que a qualidade do produto é superior", afirmou a mineira. Talvez sem pensar nisso a Mr. Fly não conseguisse atingir o objetivo de oferecer ao público uma opção de consumo consciente e saudável, de maneira a desacelerar os processos tradicionais e educar sobre o respeito à tudo que vive.

"Espero que as pessoas usem todo o desenvolvimento tecnológico, a capacidade de adaptação e a humanização das relações, para criarem uma cultura que pense no meio ambiente de maneira automática e inclusiva, pois não se trata de uma realidade distante ou de números incompreensíveis. Quando falamos sobre os problemas ambientais, estamos falando sobre os nossos problemas e os problemas dos filhos dos nossos filhos", finaliza Anna.      

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.