Menos lixo e mais diversão!

Menos lixo e mais diversão!

Publicado em:
10/10/2017
No items found.

Criança gosta de brincar! Não importa a cultura ou o nível social, as crianças sempre vão encontrar jeitos criativos de se divertirem. No entanto, existe toda uma cultura de consumo voltada para  o Dia das Crianças e a data é um bom momento para refletirmos sobre como nossos hábitos de consumo influenciam diretamente no exemplo que estamos dando às  nossas crianças. Afinal, os pequenos tendem a imitar o que nós, adultos, fazemos. Portanto, é preciso educá-las valorizando mais o tempo juntos, a criatividade, a interação entre elas e com a natureza, a troca e principalmente fazê-las compreender que SER é bem mais importante que TER. Como dizem por aí: “O que temos dentro de nós, ninguém tira”, e numa cultura de descartáveis é fundamental repensarmos todo este consumo desenfreado que já afeta tanto o nosso mundo e que vai só se acumular em mais e mais lixo no futuro.

Foto: Michael Potyomin

Que mundo queremos deixar para estas crianças de hoje? É preciso agir agora e educá-las, desde já, para uma nova consciência. A natureza é riquíssima em “brinquedos” né? Rolar na grama, brincar com animais ao ar livre, catar conchas na praia, pular em lagos são alguns exemplos. Mas também temos opções criativas e baratas de brinquedos que podemos fazer junto com elas. Um dos melhores presentes que já ganhei foi uma casa de bonecas de papelão que meu pai e eu fizemos juntos.

Por que não criar algo com seu filho, sua filha, seu sobrinho, sua neta? Teste suas habilidades, volte um pouco a ser criança, ganhe tempo com quem você ama.

Lembrando que não existe brinquedo de menino ou de menina, que as cores são para todos e que respeito à individualidade de cada criança, assim como educação para a diversidade também são atitudes sustentáveis.

Você, já fez algum brinquedo com seus pais ou com seus filhos? Tem alguma sugestão pra gente? Comenta aqui!

E para inspirar sua criatividade, selecionamos algumas dicas de brinquedos sustentáveis da Bebel Marrey Ferreira:  

‍Crocodilos e fantasmas de rolo de papel higiênico
Casinha de papelão (Fotos: apartmenttherapy.com)
M1L
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.