Lavar não gasta mais água do que o descartável?

Lavar não gasta mais água do que o descartável?

Publicado em:
22/3/2019
No items found.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 1993, depois da ECO-92 e é um desenrolar das atividades propostas na Agenda 21, um documento que chancelou a importância de cada país no comprometimento global em relação às várias sustentabilidades de cada país. Entre elas, claro, a água e o acesso dela. Todos os setores da sociedade foram convidados a se comprometerem com as soluções pros problemas socioambientais relacionados à água de cada um deles. E todo dia 22 de março desde então, carrega um tema pra gente pra gente refletir sobre e, em 2019, a ideia é conversar sobre a importância de abraçar todo mundo no acesso à água potável. O tema é Leaving No One Behind, ou “Sem deixar ninguém pra Trás”.

Aqui no Menos 1 Lixo, queremos discutir a relação entre o direito de poluir, de consumir sem coletividade e consciência e a necessidade profunda do acesso à água pra todo e qualquer individuo.

A raiz da palavra urdu abadi, que significa instalação humana é ab, que significa água, refletindo a formação dos povoamentos humanos e da civilização ao longo das reservas de água, Vandana Shiva.

O consumo desenfreado pelas grandes indústrias acarreta na falta d’água pras populações menos visíveis aos olhos de quem interessa epor isso acampanha de 2019 é tão necessária: precisamos falar sobre água pra todos. Por aqui, vamos falar do consumo de água na indústria agropecuária, da moda e hoje, principalmente, do consumo da água na produção de descartáveis, que é um dado que quase sempre a galera se esquece. Por aqui, por conta dos nossos copinhos, muita gente pergunta sobre a quantidade de água que usamos pra lavar os copos, mas ninguém coloca na ponta do lápis o consumo de água pra produzir um copo descartável e jogar ele no lixo, em menos de 5 minutos.


1 copo descartável precisa de 500 ml a 3 litros de água pra ser produzido. PARA UM COPO DESCARTÁVEL DE PLÁSTICO. E é um volume 10 vezes maior do que o de lavar um copo reutilizável, que gira em torno de 300 ml.


Quando descartamos, consumimos mais água e emitimos mais CO2 do que quando utilizamos retornáveis. A Cristal já falou sobre o consumo de água na produção das coisas novas, cerca de 18% de água vai nesse processo. E, claro, que o rejeito industrial é muito mais nocivo e poluente do que o nosso, de casa, 7 vezes pior.

Pra produzir 1 pizza marguerita, por exemplo, são consumidas quase 1300 litros de água.

E se, por sorte, forem encaminhados para a reciclagem, também há um gasto porque antes de serem reciclados esses copos precisam ser lavados da mesma maneira que os copos duráveis. Vai mais água, Liane Biehl Printes, bióloga.


Quando descartamos, consumimos mais água e emitimos mais CO2 do que quando utilizamos retornáveis. A Cristal já falou sobre o consumo de água na produção das coisas novas, cerca de 18% de água vai nesse processo. E, claro, que o rejeito industrial é muito mais nocivo e poluente do que o nosso, de casa, 7 vezes pior. Pra produzir 1 pizza marguerita, por exemplo, são consumidas quase 1300 litros de água.

Tá, e aí?

E aí que a gente te convida pra refletir sobre as suas atitudes quando passa pela sua cabeça que consumir um copinho descartável gasta menos água do que lavar um reutilizável. Isso vale pros pratos, talheres, guardanapos de pano... tudo o que você quiser pensar! Então, sim! Vale a pena investir em todos os itens reutilizáveis: você se recusa a contaminar o planeta, a sua saúde e, claro, a desperdiçar a nossa água. Vamos juntos?

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.