Kit cuidado pra quem precisa sair

Kit cuidado pra quem precisa sair

Publicado em:
25/3/2020
No items found.

Precisamos ficar em casa. Hoje, exercer a cidadania é cuidar do coletivo e não colocar em risco a vida. E pra que isso aconteça com segurança e cuidado, alguns serviços precisam ser garantidos e algumas pessoas não podem seguir à risca essa recomendação. É o caso de médicxs, enfermeirxs, garis, prestadores de serviço de água, luz, internet, etc. Acompanhando as notícias da OMS e os cuidados, nunca um kit lixo zero foi tão importante no combate ao contágio de um vírus que parece invisível aos olhos.

E, pensando nessas pessoas que precisam sair de casa pra garantir que o distanciamento social seja seguro pra todo mundo, decidimos compartilhar dicas muito simples de como se proteger com itens clássicos dos kit lixo zero. É uma maneira de proteção ao planeta, porque não podemos ignorar o impacto do plástico descartável - dá uma olhada aqui, se você não tá por dentro - e também proteção à nossa saúde, já que pesquisas destacam que o COVID-19 pode ficar até 72 horas em superfícies de plástico.

  1. Copo do Menos 1 Lixo

    A contaminação acontece através das gotículas de saliva, e é por isso que não podemos compartilhar itens de uso individual. O copo do movimento te apoia, porque você pode beber o que você quiser e não compartilhar com ninguém. É super fácil de lavar com água e sabão e higienizar. Além disso, por ser colorido, ele é excelente pra diferenciar os copos no ambiente de trabalho e até em casa. É uma dica de muito cuidado e amor pra quem trabalha em ambientes com alta probabilidade de contaminação e/ou mora com pessoas do grupo de risco.


    O copo é fabricado 100% no Brasil, é retrátil, reutilizável e o que sustenta o Menos 1 Lixo. Fizemos um manifesto importante em tempos de COVID-19 e tomamos algumas decisões comerciais pra esse momento de desaceleração. Vem saber mais aqui :)

  2. Talheres


    Pra quem precisa estar na rua, comer é um hábito que precisa de atenção e ter os seus próprios talheres é segurança purinha. Os talheres de plástico descartável - além de serem um item que degrada a natureza e traz problemas MUITO sérios como já falamos - são itens de possível contaminação, já que são manuseados por alguém previamente. A mesma coisa é válida para os talheres de louça por aí. Uma atitude super simples, como levar um jogo de talheres que você já tem em casa, pode trazer segurança e conforto nesse momento.
  3. Guardanapos de pano

    Guardanapos de pano podem ser pedaços de camisetas rasgadas, uma costura com um lençol antigo ou uma bandana. São excelentes pra higienizar o que você precisa com álcool em gel ou sabão e super aliados na hora de fazer refeições na rua também. Você não precisa consumir nenhum descartável - mesmo se ele for de papel - e ainda se garante segurx.
  4. Sacolas de pano

    E aquela sacola de pano que todo mundo tem em casa é fundamental nesse momento. Se o COVID-19 permanece até 3 dias no plástico, por que usar sacolinhas, um item que você carrega diretamente nas mãos? Vale sempre levar uma sacola de pano pra possíveis compras ou pra carregar o que for necessário e colocar na máquina de lavar quando chegar em casa - ou em uma balde com água e sabão. Todo mundo sai ganhando :)

A Fe Cortez fez um vídeo completo sobre o kit Lixo Zero que ela usava quando não estava em quarentena, pra te contar as dicas de cada um desses itens. Dá um play

Tem mais dicas do que sugerir pra quem precisa sair de casa em segurança, sem prejudicar o planeta e com cuidado com o coletivo? Conta pra gente!

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.