A gente não tá aqui pra te dar mais uma de 1001 dicas por aí sobre home office. Queremos compartilhar importantes ferramentas pro Menos 1 Lixo nessa quarentena, pra você trabalhar a distância, mas bem de pertinho.
1. Faça check-in com a equipe todos os dias!
Em tempos de ansiedade coletiva e muitas incertezas, é fundamental checar como estão todos os membros da sua equipe antes de começar a trabalhar. Entender se alguém dormiu mal por causa das crianças ou se sentiu ansiosx porque viu noticiários demais é determinante pra fluidez do dia de trabalho. Sempre bom lembrar que organizações são construídas por pessoas e nada mais humano do que checar a vibração do coletivo antes de começar as tarefas.
Por aqui, usamos as nossas ferramentas de comunicação mesmo. Abrimos um tópico pela manhã e todos respondem como estão se sentindo naquele dia :)
2. Estabeleça um horário para fazer uma laboral coletiva
Trabalhar em casa muitas vezes é doloroso, porque nem sempre temos estrutura pra fazermos isso todos os dias. Além disso, é muito comum que a gente se jogue no sofá uma hora ou outra com o computador no colo pra trabalhar de maneira mais “confortável”. Estabeleça alguns guardiões que possam se revezar semanalmente pra lembrar a todos de pararem as tarefas e alongarem juntos. Existem várias aulas legais de ginástica laboral no youtube - vale ligar um google meet e se jogar no alongamento coletivo.
Além de unir a galera, traz muita leveza pro corpo e pro coração.
3. Mais do que nunca: use ferramentas exclusivas pro trabalho
Se liberte da toxicidade dos grupos de whatsapp nesse momento de incertezas e ansiedade. Por aqui usamos o slack, um excelente aliado da produtividade e da concentração de comunicação. Lá você pode deixar todas as conversar arquivadas e não precisa recorrer ao whatsapp pra nada. Você não se desconcentra, não se sobrecarrega de demandas de família, amigos e notícias e ainda consegue desligar completamente do trabalho quando fecha o seu computador :)
A Fe Cortez fez um video super legal sobre consumo de whatsapp, se liga:
4. Fluxo de sentimentos
Todos os dias, a equipe preenche uma tabelinha interativa de como se sentiu naquele dia de trabalho: fluindo, triste ou ansiose? Ali, conseguimos cuidar uns dos outros através de uma ferramenta transparente do sentir. Com a distância do home office, é um lugar de confiança que podemos nos conhecer um pouco mais e ficarmos pertinho, mesmo se não nos falarmos naquele dia.
5 Cuidados
Complementar ao Fluxo, criamos uma dinâmica de guardiões: mensalmente, um sorteio define duplas de cuidado, ou seja, pessoas que vão guardar os sentimentos entre elas. Uma maneira de compartilharmos a responsabilidade do cuidado ao mesmo tempo em que nos conhecemos melhor, trocando ideias, sensações e desabafos com pessoas diferentes da equipe.
Tem mais dicas de cuidado coletivo? Conta pra gente!
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.