Eu testei: desodorante caseiro da Bela Gil

Postado em:
19/7/2016
Por:
Fe Cortez

UPDATE: a Fe agora usa um outro desodorante também feito por ela, o vídeo da receita tá no final do post, no canal do Menos 1 Lixo. E rolam várias outras receitinhas incríveis pra você mudar os hábitos devagarzinho e ser muito mais econômicx no bolso e pro meio ambiente. Tem receita de sabão, pasta de dente, lava-roupas... Tudo! Primeiro preciso começar dizendo que se eu não passar desodorante, ou se ele vencer, o cecê vem e fica brabo. Pois é, sou dessas. Já testei váriossss, com essa quantidade de “esses” no final mesmo, porque muitas vezes o deso em questão me deixou na mão. Perdi a conta das vezes que comprei, usei, e dei pra alguém, porque aquela marca pra mim não rolou. E a maioria dos desodorantes que tem por aí, é do tipo antitranspirante, o que significa que pra você não suar, eles bloqueiam as glândulas das axilas. E isso é péssimo, dito por médicos, pois os antitranspirantes inibem a produção de suor, e isso pode causar infecções nas glândulas que temos nas axilas. Alguns estudos ainda em andamento, levantam inclusive a possibilidade dos desodorantes com alumínio e parabenos (vários dos que achamos por aí)  estarem associados câncer de mama (dito pelo INCA, aqui). Esse entupimento das glândulas do nosso querido sovaco eu já tive algumas vezes. Ele forma umas bolinhas que doem pra caramba. Então o tema desodorante sempre me interessou muito, por necessidade mesmo, se é que vocês me entendem.

Depois que comecei a estudar profundamente as questões de preservação ambiental, além do lixo que a gente vê, como os copinhos descartáveis, passei a querer evitar também o lixo que a gente não vê, mas que nos atinge diretamente, como os agrotóxicos da comida e os produtos que estão começando a ser estudados, como parabenos, alumínio e outros super comuns em cosméticos. Além do nosso corpo, esse lixo também atinge o ecossistema como um todo, porque vivemos em sistemas codependentes e interligados. E eu queria produzir menos 1 lixo nesse sentido também. Aí me deparei com o desodorante da Bela Gil, e pensei: se ela usa no Brasil, deve funcionar. Porque eu já tinha dado uma pesquisada e achei receitas de hidratantes, desodorantes e outros produtos criadas por gringos em países com um clima muito diferente do nosso. Uma coisa é fazer um hidratante pra passar na pele que está em contato com um frio de menos 2 graus. Outra bemmmm diferente é um pro calor de 40, tão comum na minha cidade maravilhosa.  E resolvi testar.  

(Na foto tá o de lavanda,  adoro variar entre ele, o de alecrim, rosas e sândalo)

  Pra fazer é muito fácil: só misturar os 3 ingredientes – leite de magnésia, água e óleo essencial da sua preferência -, colocar num potinho com saída spray, e tá pronto! É barato também, porque o leite de magnésia é um produto bem acessível.

 

Depois de feito, foi a hora de testar, e vamos às minhas impressões: Primeiro lugar: ele funciona. Ou seja, sem cecê! Já ganhou mil pontos. A textura é bem líquida, e no começo eu estranhei um pouco, porque tava acostumada a desodorantes de roll-on que costumam ser mais cremosos. Confesso que na primeira vez que usei pensei: que estranho ficar com o sovaco molhado, risos. Mas seca rapidinho. Já tô usando há mais de um mês e não tive nenhuma coceira, inchaço, ou bolinha, tão comuns quando usava os desodorantes comprados em farmácias. Não quero outra coisa na vida! :) Algumas amigas usam direto o leite de magnésia, que é quase sem cheiro, mas reclamam que às vezes ele fica meio esbranquiçado em contato com a pele. Como essa receita leva água, ele dilui na proporção ideal que não ficou branquinho, e funciona do mesmo jeito. E eu curti o fato de poder colocar óleo essencial pra dar o cheirinho que eu gosto, que é de lavanda. Outro dia aconteceu uma coisa engraçada, fui dormir na casa do meu namorado e esqueci de levar o desodorante, aí usei um rexona que tinha lá com cheiro de talco – powder, porque os nomes têm que ser em inglês né gente - e quando deitei ele falou: nossa, que sabonete foi esse que vc usou? E deu uma tossida, tipo, detestei. E eu disse, não é o sabonete, é o desodorante. Aí ele: ah, então traz o seu natureba pra cá que é muito melhor!! Fiquei feliz. Ou seja, quesito funcionalidade: 10! Cheirinho: 10! Aparência: 10! Valeu Bela! #tamojunto Ingredientes

  • 1/2 xícara de leite de magnésio
  • 1/4 de xícara de água
  • 1 colher de chá de óleo essencial da sua escolha. "Adoro variar entre lavanda, alecrim, rosas e sândalo", sugere Bela.

Só misturar e colocar no potinho e tá pronto! A gente também tem uma receitinha lá no canal, já viu? Pra você testar várias receitas e escolher o melhor pro seu dia a dia e pra sua pele:

 
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Principais tópicos
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

No items found.

Vamos Juntx!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.