Especial Meio Ambiente: e se você parar de comer carne só segunda-feira?

20/12/2015

Essa semana o Menos 1 Lixo traz uma série de ideias de como você pode contribuir para preservar o meio ambiente. Porque ficar falando que o desmatamento aumentou, que os golfinhos estão diminuindo no planeta e que retiramos do mar a mesma quantidade de plástico por ano que jogamos nele é importante, mas não muda o mundo. Então, como ter na prática um consumo mais consciente? Vem com a gente no nosso #especialmeioambiente

Há um tempo já está rolando nas redes sociais um movimento pelas segundas sem carne. Segunda é o dia mundial de mudança de hábitos, mais famoso pelo dia internacional de começar a dieta, né. Então por que não aproveitar e unir as duas coisas, mudar sua dieta para uma alimentação sem alimentos de origem animal? Várias celebridades, inclusive, aderiram a esse movimento, presente em 35 países e com adeptos e embaixadores como o eterno Beatle Paul McCartney, João Vicente de Castro, do Porta dos Fundos, Marcos Palmeira e por aí vai. Então vamos lá, por que é tão importante para o meio ambiente diminuir o consumo de carne? Fizemos uma lista com 5 motivos que você deve saber:

1. O maior consumidor de água em toda a cadeia alimentar é o gado. Para cada 1kg de carne são gastos 15,5 mil litros de água. Ou o equivalente a 1 carro-pipa e meio, ou o que uma pessoa necessita para viver segundo a ONU por 4 meses e meio, ou o equivalente a uma piscina média cheia. Em tempos de crise hídrica, isso é muitaaa coisa. 2. As vaquinhas e boizinhos tão inofensivos liberam na atmosfera o gás metano, que é 23 vezes mais potente que o gás carbônico para o aumento da temperatura da Terra. Deixando de comer carne vermelha 1 vez por semana equivale a deixar de emitir 420 quilos de CO2eq, o que equivale ao que 5 árvores sequestram de carbono por ano, ou ao que você emite numa viagem de carro Rio x Salvador na queima de combustível. 3. No Brasil, a indústria pecuária é responsável por 80% do desmatamento da Amazônia, de acordo com dados do próprio Governo Federal. E no mundo, o setor responde por 14% do desmatamento global. Achou pouco?

4. O Brasil é o segundo maior produtor de gado do mundo, com uma estimativa de 211 milhões de cabeças de gado. A quantidade de gases de efeito estufa liberados pela indústria pecuária polui quase o mesmo que o setor de produção de energia no país, de acordo com dados da Agência Brasil, contribuindo com 27% da emissão por aqui. Só pra se ter uma ideia, o setor industrial contribui com 6%. 5. A criação de animais para abate utiliza hoje 30% do total de terras no mundo. Ou seja, podemos diminuir muito nossa pegada de carbono de um jeito muito simples: comendo menos carne e derivados, como leite e queijo. E isso vale para carne vermelha e carne branca. Vamos começar hoje? Descubra então novos sabores. Pelas pessoas. Pelos animais. Pelo planeta.

Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Principais tópicos
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntx!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.