Especial Água | Os países mais ricos em recursos hídricos

Especial Água | Os países mais ricos em recursos hídricos

Publicado em:
22/3/2015
No items found.

No último domingo, dia 22 de março, comemoramos mais um Dia Mundial da Água. Essa importante data foi criada em 1992 pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. De lá para cá, as discussões sobre o tema não pararam. Este ano, por exemplo, 'Água e Desenvolvimento Sustentável' foi a pauta escolhida pela UN-Water - agência da ONU que coordena ações em assuntos sobre água doce e saneamento.

Nunca foi tão importante se debater sobre a água doce no mundo. De acordo com a ONU, 1,1 bilhão de habitantes não têm acesso a água tratada e cerca de 1,6 milhão de pessoas morrem no mundo todos os anos em razão de problemas de saúde decorrentes da falta desse recurso. Dessa forma, os países precisam correr contra o tempo para conscientizar suas populações e criar novas tecnologias, a fim de evitar uma crise hídrica mundial generalizada. E nem países privilegiados como o Brasil, que possui 12% das reservas de água doce disponíveis no mundo, estão livres desse problema. Isso porque menos de 1% da água doce disponível no mundo está apta para o consumo humano. O resto está depositado em geleiras e lençóis freáticos.    O problema fica ainda maior se tratando de países dos continentes africano e asiático. Na Índia, o Rio Ganges, principal curso d'água do país, está se esgotando. No Oriente Médio, em 40 anos países como Israel, Jordânia, Arábia Saudita e Kuwait terão água doce apenas para consumo doméstico. E no norte da África (Argélia, Líbia e deserto do Saara) a quantidade de água disponível por pessoa estará reduzida em 80% nos próximos 30 anos.

Mas não pense que apenas países em desenvolvimentos sofrem com a escassez. Na Europa, por exemplo, só 5 dos 55 rios do continente são realmente limpos. Já na França, desde 1947 a falta d'água é tema das campanhas eleitorais. O cenário atual, portanto, demonstra o porquê de tanta preocupação em torno da água. Iniciativas sustentáveis, como as de Israel, onde 80% do esgoto é tratado e usado principalmente na agricultura, são extremamente necessárias e devem servir de exemplos para países como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, onde há maior abundância de recursos hídricos. 

M1L
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.