O uso da latinha pode ser transformador social e ambientalmente. E cuidar dos recicláveis não fica sendo menos importante, uma vez que antes de passar pelo processo de reciclagem, essa latinha será manejada por catadores. E é essencial que cuidemos desses materiais pra que não se torne um risco à vida dessas pessoas. E, não, lavar recicláveis não faz o uso da água aumentar. É bem menos do que utilizamos para lavar as mãos, por exemplo.
Mas caso seja possível a reutilização de água, listamos algumas dicas:
1- Você pode separar a água da louça, por exemplo. Quando estiver lavando, deixa o ralo da pia fechado até acabar tudo. E antes de abrir para a água escoar, dá uma passada com esses materiais por lá. Bem facinho!
2- Se você tiver máquina de lavar louças e o acesso ao cano por onde sai a água for fácil, também pode reutilizá-la (mesma coisa para máquina de lavar roupas).
3- Caso você lave roupas ou algumas peças à mão e deixa de molho, antes de descartar essa água, use para dar um brilho nas latinhas.
Com esses cuidados, a prática de separar os descartáveis e limpá-los fica bem mais fácil e a gente não fica com peso de estar gastando além. Ainda que usemos água “nova”, ela seria usada por uma boa causa e o gasto seria muito (muuuuito) pequeno.
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.