Diga não ao padrão de estética alimentar

Diga não ao padrão de estética alimentar

Publicado em:
25/3/2019
No items found.

Fala a verdade, quantas vezes você desprezou uma fruta na feira só porque ela era feia? Amassada, pequena, assimétrica? O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), afirmou no ano passado que 29 milhões de toneladas de frutas e legumes vão fora por ano no Brasil e um dos principais motivos é a imperfeição estética.

Em um momento tão importante de valorização da auto-estima e problematização dos padrões de beleza impostos pela sociedade, você não acha que já passou da hora da gente agregar toda a natureza nesses debates?

Brincadeiras à parte, o assunto é sério, vai! As frutas e legumes feios são igualmente ricos em vitaminas e todas as propriedades incríveis que a natureza nos oferece de quaisquer outros. E 29 milhões de toneladas é coisa demais pra gente descartar por causa do que se vê ou aparenta.

Fora aquelas que estão quaaaase passando do ponto, mas ainda estão com tudo e a gente joga fora sem pensar! Nós já falamos sobre desperdício de comida e sobre reaproveitamento integral dos alimentos, dois pilares incrivelmente importantes quando o assunto é alimentação e sustentabilidade.

Na França, rolou uma campanha muito legal contra toda essa imposição das frutas bonitas e em favor do consumo dos deformadinhos, a “Les fruits & legumes moches” ou, na tecla SAP, “Frutas e legumes feios”. A ideia foi justamente conscientizar os franceses de que toda comida é bem-vinda, não importa se ela não parece perfeita pra você.

A campanha começou oferecendo 30% de desconto pra chamar atenção e teve 1,2 toneladas vendidas nos primeiros dias de venda! Segundo a ONU, o desperdício de alimento pode alimentar 200 milhões de pessoas! O desperdício vai muito além da fome, já que se usa muito recursos na agricultura, como água, energia, solo… Dá uma olhada no vídeo da campanha. É em francês, mas o que vale é a ideia :)

Que tal não fazer parte desse número? Quando for à feira, dá uma chance pra maçã deformadinha, pra batata com vários bracinhos ou a beterraba amassada. Combinado? Diga não aos padrões impostos pela sociedade da beleza! Já diziam os Los Hermanos:

"É importante ir além do que se vê."

E todo mundo merece amor, até os legumes :)

Menos 1 Lixo
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.