Como o plástico é nocivo pra nossa saúde?

Como o plástico é nocivo pra nossa saúde?

Publicado em:
6/4/2019
No items found.

Hoje é o Dia Mundial da Saúde, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Um dia pra celebrarmos as nossas práticas saudáveis e de alerta pra quem ainda não entendeu que ter saúde é o primeiro passo pra ter uma vida plena e em harmonia com o planeta.

Você já deve saber os passos mais importantes de união entre a sustentabilidade e alimentação, e o cuidado com os ecossistemas, com os animais, com o nosso auto conhecimento. Mas a saúde vai muito além disso. Falamos muito aqui no Menos 1 Lixo sobre os plásticos descartáveis e o perigo que eles são pros oceanos, pros animais e pra humanidade. Mas você tem noção de como o plástico é nocivo pra nossa saúde?

Os plásticos e a OMS

Ano passado, a Organização Mundial de Saúde se comprometeu a analisar os potenciais riscos dos microplásticos que já estão na nossa água. Não é novidade pra ninguém que já estamos contaminados pelo plástico que se transforma em micro partículas que são absorvidas pela água das garrafas PET, por exemplo. Um teste feito com 250 delas de 11 marcas diferentes e que lideram o mercado (Minalba, Aquafina, Aqua, Bisleri, Dasani, Epura, Evian, Gerolsteiner, Nesté Pure Life, San Pellegrino e Wahaha) provou que 93% delas tinham microplásticos.

O teste da Universidade Estadual de Nova York analisou garrafas de água de nove países diferentes, de todos os 5 continentes, e concluiu que 10 partículas de plástico por cada litro é a média encontrada por aí. E se a gente pensar que são consumidas 1 milhão de garrafas plásticas por minuto no mundo e que todos os anos são produzidas 300 bilhões de litros de água engarrafada…. é um problemão!

E é claro que os perigos dos plásticos não passam só por essas micropartículas, mas também pra outros tipo de armazenamento, como potes de alimentos e mamadeiras. Mas e aí? O que isso implica pra nossa saúde? Os plásticos têm uma substância química chamada Bisfenol-A que podem ser responsáveis por aumentar os riscos de câncer. O BPA migra pra nossa bebida ou comida quando é exposto a mudanças de temperatura, especialmente o calor. No Brasil, mamadeiras com BPA já foram proibidas, tanto a fabricação quanto a importação e, claro, comercialização delas, desde 2012.

A gente já falou sobre os micro plásticos na websérie Mares Limpos e sobre os perigos deles pra nossa saúde. O tema ainda é novo e as pesquisas estão em andamento. Mas é importante saber sobre os riscos que estamos nos colocando quando consumimos plásticos… sabe aquele cafezinho na firma? Pois é. O grande lance é se perguntar sobre a necessidade desse consumo, que faz mal a nossa saúde e a do planeta. Vamos falar mais sobre isso? Assiste ao primeiro episódio de Mares Limpos, em que a Fe Cortez coloca na mesa os perigos dos plásticos descartáveis. Vamos juntos repensar nossa relação com a nossa saúde?

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntas!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.