As empresas que dominam a sua cozinha

Publicado em:
3/5/2019
No items found.

Você sabia que 50 empresas do ramo alimentício dominam 50% do mercado do mundo? Isso significa que você fica horas no supermercado escolhendo a melhor marca pra você, mas no fundo é tudo a mesma coisa e você investe sempre nas mesmas empresas.

Só muda a embalagem, sabe?

Mas e daí? O que isso implica pra nossa alimentação? Bom, são essas as empresas que definem o que você come e a qualidade do que você ingere.Semana passada, rolou a publicação em português do Atlas do Agronegócio, um documento que desdobra um super conteúdo sobre toda a concentração do que a gente come na mão das grandes empresas. No Brasil o problema é ainda mais sério:

70% das compras de uma família são com produtos de 10 dessas 50 marcas.


Três dos alimentos que mais consumimos por aqui estão há um século na mão de apenas 4 empresas: o milho, a soja e o trigo. É menos competitividade, mais uso de agrotóxicos, preços mais altos e menos equidade nos negócios. Só pra você ter uma ideia do problema, segundo o Opera Mundi, sete empresas dominam a produção de pesticidas e sementes do mundo todo. E já falamos bastante por aqui sobre o perigo dos agrotóxicos, sobre como se vende comida de mentira nos supermercados e até como as abelhas estão sendo bem prejudicadas por esse nosso modus operandi.

E o que fazer? Bom, que tal abandonar os velhos hábitos e pesquisar sobre o que você come? A informação é transformadora. Que tal investir nos pequenos produtores, nas pequenas mercearias e nos orgânicos? Nos projetos que constroem pontes (como o Clube) e nas feiras de rua? Seja diferente e dissemine seus novos hábitos, converse com seus vizinhos, troque ideias nas redes sociais. Nós não precisamos seguir o que nos é imposto. Vamos?

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntas!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.