Agora você pode calcular o impacto que a sua empresa deixa no mundo

Agora você pode calcular o impacto que a sua empresa deixa no mundo

Publicado em:
28/6/2022
No items found.

“Mas é só um cafezinho!” – disseram 50 pessoas que trabalham numa empresa. 

No fim da história, em um ano, esse cafezinho resultou no consumo de 66.000 copos descartáveis que foram parar no aterro sanitário. 

Essa não é uma história com final feliz, mas a boa notícia é que a Menos1Lixo desenvolveu uma ferramenta pra mudar isso: a Calculadora de Impacto Ambiental

A Calculadora de Impacto da Menos1Lixo não é esponja de aço, mas tem 1001 utilidades. Dá pra usar pra descobrir quanto uma empresa emite de CO2 pra tomar cafezinho, pra saber o gasto de água envolvido na produção dos copos descartáveis consumidos em 1 ano, o gasto de água na lavagem de copos descartáveis e também uma coisa bem importante: dá pra descobrir quanta grana a empresa pode economizar se der adeus aos descartáveis

Quero conhecer essa calculadora AGORA! 

Estima-se que no Brasil são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis diariamente, muitos deles em ambiente de trabalho. Agora pensa com a gente: quantos desses copos são descartados só na sua empresa?

Seja de plástico, de isopor ou de papel, todos eles carregam problemas na sua produção, uso e descarte. Fato é que os impactos dos descartáveis são irreversíveis e não faz o menor sentido gastar água, energia, matéria-prima e CO2 pra fazer algo que vai ser usado por poucos minutos e jogado fora, né? 

Se você ainda não se convenceu, vamos dar um exemplo prático: 

  • 1 copo descartável consome no mínimo 500ml de água na produção
  • 1 Copinho Menos1Lixo não consome água na produção e suporta pelo menos 5 mil aberturas 
  • São usados cerca de 200 ml de água pra lavar uma vez = 10.000.000 litros durante a vida útil 
  • Pra fazer 5.000 copos descartáveis são gastos no mínimo 2.500.000 litros de água
  • Resultado: o Copinho Menos1Lixo economiza cerca de 1.500 litros nessa comparação. 

Isso é uma redução na pegada hídrica de uma empresa e, ao mesmo tempo, uma bela redução no gasto com a compra de copos.

Outra coisa que a gente descobriu com a nossa Calculadora de Impacto é que se uma empresa com 50 funcionários abandonar os copinhos descartáveis ela vai deixar de emitir 922 kg de CO2 pra atmosfera em um ano

Esses são só dois exemplos de cálculos que podem ser feitos na nossa Calculadora, e a melhor parte é que não importa se você é de humanas ou de exatas. A ferramenta é fácil de usar e colocar na ponta do lápis quanto uma empresa pode evoluir quando o assunto é preservação ambiental. Tudo é baseado num cálculo personalizado para a realidade de cada negócio. 

Depois dessa apresentação, tá na hora de você conhecer a Calculadora de Impacto, né? Alerta de spoiler: ela vai provar de uma vez por todas que o copinho sustentável pioneiro no Brasil pode empoderar a sua empresa a ser uma agente de transformação pro planeta.

Me leva pra Calculadora de Impacto! 

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.