A indústria que mais consome água no mundo!

A indústria que mais consome água no mundo!

Publicado em:
22/3/2019
No items found.

Depois de falarmos sobre o consumo de água na produção das coisas e do consumo dos copos descartáveis e como é extremamente responsável a tomada de decisão pelos reutilizáveis, vamos falar sobre a indústria que mais consome água no mundo?

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), 70% de toda a água consumida no mundo é usada na irrigação das lavouras, na pecuária e na aquicultura. A indústria responde pelo consumo de quase 20% e as residências, 12%. No Brasil, um dos maiores protagonistas nessa indústria, e que consome 20% de todo o agrotóxico do mundo só pra suprir essas demandas, usa 72% da água só pra agropecuária.

E como isso acontece?

Pra gente ter uma ideia, um boi de 3 anos consome, durante toda a vida, 3 milhões de litro de água: 24 milhões pra se hidratar e 7 milhões pros serviços da indústria. Ele consome 1300 kg de grãos e, assim, pra gente comer 1 kg de carne consome quase 16 mil litros de água, o que uma pessoa precisa pra viver por 4 meses, segundo a ONU. O gado é o maior consumidor de recursos hídricos da cadeia. E quem consome carne todos os dias, demanda quase 4 mil litros. O feijão, por exemplo, consome 10% disso pra mesma quantidade de comida.

A ONU declarou que se essa indústria reduzisse 10% do consumo da água, seria o suficiente pra abastecer o dobro da população mundial.

É coisa a beça, né?

Aqui no Menos 1 Lixo já temos veganas, vegetarianas e pecetarianas, mas aderimos ao Segunda sem Carne. Pequenos gestos e grandes questionamentos mudam o mundo. Em um mundo em que 2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável, tomar decisões conscientes sobre o consumo da carne é fundamental. Hoje, com tantos recursos, podemos decidir por outro tipo de alimentação e equilibrar mais o cardápio pra uma rotina mais harmoniosa com os recursos do planeta.

Topa? Se você curtiu essa discussão, bora aprofundar? Montamos um curso lindo, lindo, lindo, com 12 aulas e 8 exercícios práticos pra gente revisar alguns hábitos impactantes da nossa rotina e encontrar alternativas fáceis, práticas e regenerativas. E, claro, que a alimentação tá nesse processo. O Curso Menos 1 Lixo Em Casa, tem receita de desodorante, produtos de limpeza natural, dicas de como ter uma cozinha sem plástico e como a gente pode impactar cada vez menos o planeta. Vem com a gente <3

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.