5 tradições péssimas pro meio ambiente

5 tradições péssimas pro meio ambiente

Publicado em:
24/7/2018
No items found.

O historiador Eric Hobsbawm cunhou um termo super importante nas ciências humanas, a tradição inventada. Ele defende que as tradições foram criadas pela sociedade na intenção de construir rituais que estabeleçam uma conexão de continuidade com o passado e que possam desenvolver uma memória importante pro funcionamento da vida em conjunto.

Infelizmente, muitas dessas tradições que inventamos são muito nocivas pro meio ambiente. E ainda que as tradições sejam super importantes pra gente se sentir parte de um todo, elas precisam fazer sentido pro todo mesmo, né? O planeta! 

1 | BALÃO DE PAPEL

Eles são bem tradicionais em várias festas pelo mundo e no Brasil, especialmente no mês de junho, na época de São João, mesmo que por aqui seja crime. As festas juninas adoram um balão de papel pra colocar no céu. Pelo mundo afora, existem festivais em que a galera solta balões em conjunto pra colorir o céu. É lindo, com certeza!

O problema é que tudo que sobe, desce, e a gente não tem controle de onde vão parar esses balões. Os arames podem enforcar os passarinhos e outros animais em terra e eles são responsáveis por incêndios devastadores, que matam a fauna e a flora.

Na Inglaterra, um incêndio em 2013 ficou super famoso, depois que um balão de papel pousou em uma Usina de Reciclagem em West Midlands. 200 bombeiros tentaram apagar o fogo que destruiu 100.000 toneladas de material reciclável. Vale a pena manter uma tradição assim?

2 | FOGOS DE ARTIFÍCIO

Famosos pela beleza e por marcar uma comemoração extremamente importante, os fogos de artifício podem ser bem problemáticos pro meio ambiente. Eles são poluidores em potencial do ar e deixam os rastros dos seus resíduos quando caem no mar, nos rios ou no solo. E também oferecem perigo de incêndio.

3 | ÁRVORES DE NATAL

Aqui no Brasil, o costume são as árvores de natal de plástico. Não que as árvores verdadeiras nesse caso sejam muito melhores. As fazendas de árvores de natal lá fora, consomem tantos agrotóxicos quanto o Papai Noel gosta de distribuir brinquedos. Mas é claro que são biodegradáveis quando o Natal acaba, o que dá uma boa vantagem pra elas. Mas como aqui usamos essencialmente as artificiais…

Elas são feitas de plástico e demoram anos pra se decompor. Vale investir em plantinhas que você já tem em casa e decorá-las com algo bem colorido e que não machuque o planeta.

4 | ANEIS DE DIAMANTE

 

Muito se estimulava, no passado, que as mulheres só eram definitivamente conquistadas quando recebiam um anel de diamantes. Com o feminismo batendo na nossa porta, isso (ainda bem!) já perdeu completamente o sentido. Mas ainda tem gente que curte, né? As minas dessa pedra preciosa causam um impacto bem prejudicial pro planeta e a maioria delas fica do continente africano, provocando erosão do solo, desmatamento e a morte de animais selvagens da região. O solo devastado obrigou muita gente a sair de casa e os poços de mineração abandonados são focos de água estagnada da chuva e, assim, abrigam mosquitos que transmitem malária e outras muitas doenças.

5 | BALÃO DE GÁS

 

Já falamos sobre aqui.

As tradições são muito importantes, só precisamos repensar quais delas ainda nos representam. Vamos juntxs?

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.