Comprar roupa é legal né? Será mesmo?

Comprar roupa é legal né? Será mesmo?

Publicado em:
26/5/2017
No items found.

Pra quem ainda não sabe, eu, Fe Cortez, apresento desde abril um reality show sobre consumo no Discovery Home & Health, o Menos é Demais. Nele, a cada episódio, eu analiso o consumo de uma família diferente, e o que pode ser feito pra que essa família consuma de uma forma mais consciente. São muitos motivos pra consumir de forma mais consciente, mas resumindo em um tweet, na velocidade que consumimos estamos colocando a sobrevivência da nossa espécie em risco. A gente falou aqui que no ao passado atingimos o dia do cheque especial do planeta (aquele dia em que o planeta sozinho não consegue mais regenerar seus recursos usados) em 13 de agosto, e a cada ano, esse dia acontece mais cedo.

Voltando ao Menos é Demais, semana passada a família em questão eram duas irmãs, a Erika e a Camila, que são donas de uma marca de moda, a Gloss. As meninas são fofas, queridas, e juntas têm mais de 150 mil seguidores nas redes sociais. Elas são consideradas digital influencers, são influenciadoras digitais de... moda. E o armário delas deu o que falar nas minhas redes sociais. Muita gente questionando se aquilo era "normal" e refletindo sobre quem seguir, sobre os valores por trás das blogueiras, ou no novo nome da moda, influenciadoras digitais. E como elas existem milhares de influenciadoras que postam o dia inteiro fotos de looks, tendências, roupas que você tem que ter, porque se não tiver, aí... você não é tão legal assim né.

Peraí, é? Por que a gente acreditou nessa historinha criada pela moda que pra sermos aceitos precisamos consumir com uma velocidade sobrenatural todas, absolutamente todas as tendências de moda que rolam por aí. Sim, porque se você não consumir, o que será de você? Como é que a gente deixou os valores serem tão invertidos assim, que na verdade você vale pelo que você tem e não pelo que você é. Pelo que você posta, e não pelo que você faz, pelo que você aparenta, e não pela sua índole, pelo seu caráter, pela forma como você se relaciona com as pessoas, com o planeta. Aí é que vem a questão: como é que pode ser cool e bacana uma pessoa comprar sem limites, roupas e mais roupas, gadgets, acessórios sem fim, que no final das contas destroem o planeta em diversos níveis?

A parte da história que a moda não contou é que ninguém paga esse custo, o ambiental. Na verdade o sócio ambiental. Então vamos a uma rápida explicação aqui: a moda é a segunda indústria mais poluente do mundo! Sim, você leu direito, a segunda indústria mais poluente do mundo! . E 3,2% de toda água disponível no mundo é usado no setor têxtil. Sendo que 20% de todas as águas poluídas no mundo, estão assim por causa da indústria têxtil. Isso sem falar no trabalho escravo (leia mais aqui nessa matéria da Reserva) E esse é só o começo da história. A moda, o fast fashion, cria, reitera, vive do conceito de obsolescência programada, da criação de tendências de moda que já nascem com prazo de validade. Numa estação o cool é calça skinny, na outra é calça flare. E se você não tiver uma calça flare... E se você não tiver uma calça flare? Qual é o real problema? A gente achou uma matéria super legal que a Naturalissima fez, com 4 documentários que mostram o que as etiquetas das roupas não mostram, todos os impactos sociais e ambientais que a indústria do fast fashion causa na vida de muitas pessoas. Pra ler a matéria completa, clica aqui.

The True Cost

Esse é imperdível, se eu tivesse que recomendar um sobe moda, assistam The True Cost! Lançado em 2015, o documentário analisa e discute os impactos negativos da indústria têxtil no planeta, com a ótica do ambiental e do social, já que ele foi feito logo após o desabamento de uma fábrica em Bangladesh que matou mais de 1000 pessoas e deixou mais de 2500 feridas. Para quem está começando nesse universo da moda sustentável, essa é uma ótica pedida para conhecer mais sobre esse universo.

Traceable

Esse documentário lançado em 2014, além de criticar o consumismo estimulado pelo fast-fashion, também mostra as condições de trabalho em que as nossas roupas  são confeccionadas.

Unravel

Filmado entre 2009 e 2011, mostra o que acontece com parte das roupas que são doadas para programas de caridade ao redor do mundo  e enviadas para centros de reciclagem na cidade de Panipat, na Índia.

The Story of Stuff

Esse aqui é um filminho curto que explica como a gente pensa a nossa cadeia produtiva hoje, de forma linear: a gente extrai, beneficia e...lixo. Tem maneiras muito mais inteligentes de se produzir, pensando em uma economia circular, e esse doc fala sobre isso. Ele não foca na indústria da moda, porém, nos mostra como o processo produtivo das indústria precisa ser repensado urgentemente, desde a extração até o momento do descarte.

Você já conhecia esses documentários? Conhece algum outro? Conta para gente o que você achou ;)

E assiste o Menos é Demais, toda quinta feira, 20:30 no Discovery Home & Health. são dois episódios na sequência, e reprisa sábados 22:15.

Fe Cortez
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.