Trabalho infantil nas plantações de cacau

Trabalho infantil nas plantações de cacau

Publicado em:
12/7/2019
No items found.

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países que mais consomem chocolate e a nossa produção não fica atrás: só no primeiro semestre de 2012, foram produzidas mais de 228 mil toneladas. Mas o trabalho obscuro por trás do chocolate não é tão doce quanto parece.

A matéria-prima do chocolate é o cacau, que é cultivado em oito estados brasileiros. A Bahia e o Pará são os grandes protagonistas. Essa regiões são responsáveis por 93,5% da produção do insumo nacional. Porém, as plantações de cacau são cheias de violações de direitos humanos e trabalhistas. No final do ano passado, o Ministério Público do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho lançaram um relatório sobre as condições de trabalho na cadeia produtiva brasileira de cacau e chocolate. Segundo as organizações, as grandes empresas processadoras e as marcas de varejo desse setor são responsáveis por perpetuar o trabalho escravo infantil nas lavouras.

Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, mais de 8 mil crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, são impostos a uma realidade brutal. O MPT realizou uma audiência pública, com o objetivo  de expor empresas que estão no topo dessa cadeia produtiva para que adotem medidas de combate e monitoramento do trabalho escravo e infantil. Mas a "tendência" é mundial. Há dois meses, a FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, alertou que o trabalho infantil cresceu 12% desde 2012 e que, hoje, é a realidade de 152 milhões de meninos e meninas em todo o mundo.

Três em cada quatro crianças, cerca de 70% do total, que trabalham estão na agricultura, pecuária, silvicultura ou aquicultura. 

Mesmo assim, o mercado nacional de cacau movimenta R$ 14 bilhões por ano e a expectativa é de que a entrega da matéria-prima local aumente 10%. Até 2022, o Pará quer alcançar 233 mil toneladas.

Será que essas condições de trabalho existiriam se nós não fossemos o quarto país que mais consome chocolate no mundo? A gente come MUITO cacau e os nossos padrões de consumo perpetuam o sofrimento de várias crianças. Por isso, é super importante a gente se conscientizar sobre os alimentos que a gente compra, come e, principalmente, consumir MENOS e com mais informação

Vamos pensar sobre isso? Pesquisa sobre a marca de chocolate que você mais gosta e vamos perguntar sobre a procedência do cacau e das condições de trabalho. Elas são responsáveis e nós também. Vamos juntos?


Thais Pitombo
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.