Regeneração em tempos de coronavírus

Regeneração em tempos de coronavírus

Publicado em:
26/3/2020
No items found.

UM MANIFESTO DO MENOS 1 LIXO SOBRE A REGENERAÇÃO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Estamos em um momento global de desaceleração e reflexão, e nada deve voltar a ser como antes. Um vírus invisível aos olhos transforma a maneira como nos entendemos no mundo e coloca em quarentena o sistema que ignorou diversos sinais de socorro da natureza.  Agora ele foi obrigado a parar. E é nesse movimento que enxergamos uma oportunidade de repensarmos como queremos viver daqui pra frente. O momento traz uma pergunta fundamental: quais são as nossas habilidades e escolhas, capazes de responder à vida nesse momento? 


No Menos 1 Lixo essa pergunta tem sido feita diariamente. Qual o nosso papel nesse momento? Como exercer a nossa autorresponsabilidade que é um dos nossos valores, diante do que está acontecendo? Como cuidar da nossa comunidade, colaboradores, parceiros, clientes, fornecedores e da nossa rede que vai para além de quem está à nossa volta? 


Faz sentido pra gente agora fazer o que sempre fizemos e a razão da nossa existência: empoderar as pessoas para que juntos possamos cocriar um mundo com mais verdade, mais cuidado e mais vida. Como? Através do nosso copo, que diminui a nossa pegada e o lixo do planeta e que nos lembra que a transformação está nas nossas mãos. Ele tangibiliza a força de que pequenos gestos resultam em grandes mudanças - como a escolha de ficar em casa. 


O copo é responsável pela nossa subsistência e a forma como cuidamos de quem faz o Menos 1 Lixo acontecer: colaboradores, funcionários das fábricas e suas famílias. O copo é 100% produzido no Brasil, porque acreditamos na nossa responsabilidade socioambiental no pré e no pós consumo e também na garantia de condições de trabalho dignas e compatíveis com o mundo em que queremos viver. O copo é responsável por viabilizar o nosso conteúdo, disponibilizado diariamente nas redes - de forma gratuita e verificada - com o objetivo de regenerar as pessoas, ecossistemas e o planeta. E copo e conteúdo são as maneiras pelas quais multiplicamos a nossa verdade pelo mundo e praticamos o nosso ativismo. São as ferramentas que nos permitem continuar lutando


Como um movimento de ativismo, educação e amor, entendemos que é nossa responsabilidade olharmos para dentro e analisarmos a nossa missão agora.  E em tempos de atenção e cuidado com o coletivo, de muitos desafios, decidimos tornar o copo mais acessível pra todxs, que é um item retrátil, reutilizável, feito pra ir com você pra onde você quiser e de uso individual. Por isso, os copinhos que temos em estoque serão disponibilizados a preço de custo, garantindo a subsistência do Menos 1 Lixo e honrando os compromissos que assumimos com toda a nossa rede de produção: fábricas, fornecedores e equipe do movimento. Porque é esse coletivo que garante o funcionamento de toda a organização, produz os conteúdos e co-constrói projetos de impacto como o Noronha Plástico Zero e a campanha de proibição dos canudos descartáveis no Rio de Janeiro.

Assim, o copo a preço de custo e entregue em todo o Brasil, mesmo que por um período limitado, é nossa maneira de expressar o cuidado, e de convidar você nesse momento a usar do seu ativismo pra caminhar junto com a gente, garantindo a sobrevivência de pequenos produtores como nós. O planeta precisa se reinventar e acreditamos que o poder da carteira é um importante instrumento para co-criar esse novo mundo. É hora de decidirmos quais das nossas escolhas são regenerativas e entender que, quando fazemos uma compra, estamos usando nossa carteira para apoiar e ver florescer as pessoas e negócios que acreditamos. Ainda te convidamos a praticar seu ativismo para além do copo, olhando também para o pequeno negócio ao lado da sua casa, dando suporte a pequenos produtores de alimentos, comprando orgânicos, optando por negócios liderados por mulheres, e ampliando seu olhar de como é possível contribuir com a comunidade. Existe um novo futuro para construirmos em breve. O que você regenera nas suas escolhas de consumo? Hoje, mais do que nunca, precisamos exercer a autorresponsabilidade no que e em que queremos investir. Vamos juntxs? 


Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.