Reciclável x Reciclado | ESPONJA

Reciclável x Reciclado | ESPONJA

Publicado em:
17/8/2018
No items found.

Muitos lixos que geramos no nosso dia a dia são muito prejudiciais pro meio ambiente e a gente nem se dá conta. Afinal, que mal vai fazer aquela esponja de lavar a louça bem brasileira, verde e amarela, que a gente tá super acostumadx? Elas são recicláveis, sabia? Mas você faz o procedimento correto para que sejam de fato recicladas?

As esponjas de lavar louça são buchas sintéticas, feitas de poliuretano, que é um material usado para fabricar colchões, travesseiros, estofados, etc. É um plástico bem difícil de reciclar, pelo seu processo de produção, mas é possível reaproveitá-lo em outros produtos, como pisos, por exemplo. Além disso, pra reciclar, é fundamental que elas sejam “descontaminadas”, já que foram usadas a beça com bastaaante detergente, né? Ela é um dos itens mais sujos da nossa cozinha e por isso também não dura muito.

E então, como descartar? Bom, antes de qualquer coisa queremos te convidar a usar buchas vegetais. Elas são biodegradáveis, podem ser compostadas e somem na natureza rapidinho. Mas até você chegar nesse processo não jogue a esponja sintética no lixo comum!

Bucha vegetal

A Scotch-Brite tem um programa em parceria com a Terra Cycle muito bacana de reciclagem das esponjas sintéticas. Você recolhe o máximo de esponjas que conseguir (vale mandar um bilhete pros amigos, pra vizinhança e no trabalho pra engajar a galera) de qualquer marca, com o peso mínimo de 500 gramas (cada uma tem mais ou menos 8g). Depois é só enviar pra eles (você não paga nada por isso) que eles se responsabilizam pela reciclagem. Fácil, né? Pra saber mais, entra lá no site do programa.

A gente precisa praticar cada vez mais a autorresponsabilidade, consumindo de forma mais consciente e sabendo como descartar corretamente os nossos resíduos. Vamos juntxs?

Fizemos uma lista de benefícios da bucha vegetal pra você se jogar hoje nessa mudança :)

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.