O impacto das nossas escolhas

O impacto das nossas escolhas

Publicado em:
30/9/2021
No items found.

Lembra da "ação e reação" que aprendemos no colégio? A maior parte de nós estudou isso em física, porém, essa lei está em tudo, inclusive, no meio ambiente. Já falamos aqui sobre como cada escolha, em diversos níveis, pode ser impactante pra nós, sociedade e planeta. Aliás, no artigo “Plástico X Alumínio No Mar”, comentamos um pouco sobre como os oceanos vivem um momento super delicado. Vamos relembrar? 

Cerca de 80% desse resíduo é plástico, dividido entre garrafas PET e outros tipos de utilitários que descartamos após pouquíssimos usos. O impacto ambiental que estamos vendo agora não é o lixo da semana passada, mas o de décadas. Como será no futuro, então?

Essa resposta ainda está distante, mas algumas ações já podem virar pauta do nosso dia a dia. É importante ressaltar que não estamos falando de escolhas simples, mas daquelas que refletem no todo. Tipo um efeito borboleta, sabe? Por exemplo, escolher consumir plástico mesmo sabendo que o nível de reciclagem dele é menor que o do alumínio, sem levar em consideração a cadeia e a pegada ecológica do processo completo. Vidro, então, nem se fala. 

Existem muitas formas de repensar nossas escolhas a partir do impacto que elas causarão no mundo. Vamos te contar algumas. 

Se cada ida ao supermercado considerássemos que o vidro possui uma pegada de carbono altíssima, a da garrafa long neck, por exemplo, é de 906%, e escolhêssemos repensar a necessidade do produto ou decidir por outro com uma pegada menor (alô, latinha?), estaríamos liberando menos gases de efeito estufa

Ou se a regra fosse consumir de lugares que tenham uma economia circular ativa, onde a matéria prima é reaproveitada e o ciclo do produto é levado em conta durante a produção? Isso iria diminuir a possibilidade de gerarmos mais resíduos, além de estarmos contribuindo para um negócio sustentável. 

Essas são algumas atitudes que talvez despertem gatilhos positivos de mudança em você.

O consumo consciente pode fazer parte de nossas escolhas e estar diretamente ligado ao tipo de impacto que queremos deixar no mundo. Pensar de maneira regenerativa pode ser a solução. Falamos mais dessa escolha aqui

Camila Benvegnú
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.