Não existe jogar fora!

Não existe jogar fora!

Publicado em:
1/9/2021
No items found.

Quem nunca ouviu o bordão “é só jogar fora!” não vive na sociedade do descarte que estamos acostumados. Todos os dias somos hiper estimulados a consumir e pouco conscientes sobre o impacto dessas ações. Uma mentalidade linear de consumo,  que extrai, produz, consome e descarta o tempo inteiro. Mas será que as coisas realmente têm um fim? E pra onde vão?

A verdade é que esse tipo de cultura está nos levando a um esgotamento, que a cada ano fica mais perigoso. O conhecido Dia da Sobrecarga, onde vamos precisar de 1,7 planetas pra dar conta de todos os recursos necessários pra atender a atual demanda de consumo – o equivalente a mais de 74% da capacidade de renovação da Terra  – caminha em nossa direção a passos largos.  

Claro que avanços e novidades são sempre bem-vindos, porém, acreditar que tudo pode ser substituído e, o pior, sem peso na consciência, tá pra lá de contraditório. Mas aí vem a dúvida: o que acontece com o que deixamos de usar? Tudo é abduzido pelo espaço? Isso até seria incrível, mas a real é que quando jogamos algo fora, o "fora" segue sendo o nosso único planeta.

E justamente por não estarmos em posição de colocar algo “fora”, significa que precisamos tratar o que produzimos. Na economia circular, por exemplo, conseguimos encontrar um modelo sustentável, que olha pra cadeia de produção com uma percepção mais holística, fechando o ciclo de fabricação e consumo.

A logística reversa é um ótimo exemplo de uma ferramenta que funciona dentro desse modelo circular. Nela, a matéria prima não se torna "lixo", mas sim componente na formulação de novos produtos. E automaticamente, ao falarmos sobre uma cultura de consumo circular, precisamos entender a importância do descarte correto, ou a busca por elementos que possam ser novamente manipulados. Por isso a importância de considerar a ecoeficiência de um produto desde a sua concepção, garantindo menor impacto negativo e mais chances de regeneração.

Precisamos pensar além do descarte. Dar vida aos nossos resíduos. 

Cada ação voltada pra essa reflexão tem valor no nosso dia a dia. Nesse vídeo, Pequenos Gestos - Menos é Demais, o consumo consciente é trazido de forma bastante realista, como uma possibilidade dentro de um modelo circular. Um bom exemplo é rever o que realmente precisamos consumir, e entender como será o pós consumo daquele objeto que você desejou ter. 

Após os primeiros passos, tudo começa ficar mais fácil de seguir, principalmente, se for concretizado coletivamente. Por isso, é necessário que todesss entendam que não existe o “fora”, mas, sim, o aqui e agora. Vamos juntes?

Áury Flor
Por:
fundo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.