Menos consumo pra menos 1 lixo

Menos consumo pra menos 1 lixo

Publicado em:
27/4/2017
No items found.

Estreou ontem o “Menos é Demais”, um reality show sobre consumo que eu, Fe Cortez, idealizadora do Menos 1 Lixo, apresento no Discovery Home & Health. O convite veio justamente por conta do meu trabalho no Menos 1 Lixo, e por eu ser uma das porta vozes do consumo consciente no Brasil.

 

No programa eu visito famílias, 13 famílias, analisando o resultado do seu consumo, e propondo alternativas mais conscientes.

Visitando essas 13 famílias, duas coisas são comuns à maioria das pessoas: a primeira é usar o consumo como . Já a segunda é raramente as pessoas fazerem o link entre consumo, descarte, e impacto ambiental.

Sobre a primeira, eu vou falar mais adiante, em um texto dedicado só a esse assunto: a relação emocional das pessoas com o ato de comprar.

Sobre a segunda, fica cada vez mais claro que na nossa correria do dia a dia, as ações no automático geram muito pouca, ou nenhuma, reflexão sobre o sistema complexo que está por trás da produção do que consumimos, e a consequência disso.

Voltando um pouquinho, quando eu assisti o Trashed, o documentário com o Jeremy Irons , que me fez mudar de vida e criar o Menos 1 Lixo, essa relação consumo e lixo me surpreendeu. Eu nunca tinha parado pra pensar a fundo sobre o resultado das minhas escolhas, das nossas escolhas do dia a dia. Eu nunca tinha parado pra reparar que o lixo gerado por mim é apenas o resultado da minha forma de comprar, todas as coisas da vida. E esse apenas é muita coisa!

 

Por exemplo, uma calça jeans usa em média 19 mil litros de água pra ser produzida. Você sabia disso? Bem como um bife de 300gr gasta cerca de 5 mil litros de água pra chegar às nossas mesas. Mas você já reparou que as campanhas de economia de água são absurdamente rasas e só chamam atenção para uso doméstico da água (que só corresponde a no máximo 10% do consumo total, segundo a ONG Water Footprint) A falta de informação sobre o consumo gera muitas vezes essa forma irracional de uso dos recursos. E o lixo é apenas a consequência disso. Uma consequência séria e importante quando pensamos que estamos transformando o planeta em um grande lixão a céu aberto, e que a consequência disso é um impacto ambiental tão grande que destrói vidas, várias formas de vida, as nossas vidas. 

Pra resumir de forma simples: tudo o que é produzido usa recursos naturais pra ser produzido. Água, minerais, matéria prima orgânica, derivados do petróleo, etc. Todo ano com o nosso consumo tiramos mais da natureza do que ela pode regenerar (e entramos num grande cheque especial da Terra). E devolvemos pra ela o resto do que não usamos mais, sob a forma de lixo. Lixo esse que ela não absorve de volta, e voilá, polui e mata.

Entender que essa conta não fecha é o primeiro passo para mudar a forma de consumir. E pra entender temos que saber, ter acesso à informação.

Quem paga o custo ambiental de um fone de ouvido semi descartável que custa 1 dólar e vem da China? Será que essa conta realmente fecha?

Não né. Então será que não temos formas mais inteligentes de lidar com esses preciosos recursos?

Sim!

E o primeiro passo é repensar.

Faz sentido o que eu tenho no armário, faz sentido comprar só porque eu posso? Faz sentido continuar vivendo com a desculpa que o dia a dia corrido nos “obriga” a pegar aquele copo descartável, aquele isoporzinho pra viagem, aquele canudinho só porque o garçom entregou?

Se você, como eu, acha que não, eu te convido a dar um primeiro passo em direção a uma vida com mais... vida. Repensar! A reflexão é o começo de tudo. E a auto responsabilidade, a chave pra nós juntos, construirmos o mundo onde queremos viver. Porque convenhamos, muitas vezes estamos só sobrevivendo.

Menos é Demais é sobre repensar, de forma leve e positiva, nossos hábitos.

Menos é Demais, toda quinta 20:30 e 21:00 no Discovery Home & Health.

Eu sou a Fe Cortez, e continuo sonhando com um planeta com menos lixo, e você?               

Fe Cortez
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.