Marcas e sustentabilidade

8/3/2018

Nós já estamos quase que cansados de falar que a moda é uma das indústrias mais poluentes do planeta.  Além do uso desenfreado de toneladas e mais toneladas de recursos não renováveis, menos de 1% da produção de uma roupa é reciclado em uma nova peça. O equivalente a um caminhão de lixo têxtil é descartado no mundo por segundo. Os dados são alarmantes. No episódio dessa semana do Desafio Armário Cápsula, a Fe Cortez contou tudo e um pouco mais sobre os impactos da moda pro meio ambiente. Se ainda não viu, é só dar o play aqui:

 

Mas o que podemos fazer para contornar essa situação? Acreditamos que a melhor solução seja através do consumo consciente, ou seja, saber de onde veio o que você compra. Quem fez? Como chegou até a loja? Qual o propósito da marca que você está comprando? Outra solução bem legal é valorizar a produção artesanal e local :) Por isso preparamos uma super lista de marcas incríveis e com iniciativas sustentáveis e eco friendly. Acreditamos na força coletiva e colaborativa pra transformação desse cenário tão preocupante dos impactos negativos da moda pro nosso planeta. Anota aí!

AHLMA

@ahlma.cc

A Ahlma se define como uma marca que vai além da marca: um movimento que por meio do autoconhecimento e do cultivo de uma comunidade de parceiros, produtos e fornecedores, busca soluções mais férteis para tudo aquilo que transforma. Com 90% das suas roupas feitas a partir de tecidos recuperados(tecidos que estavam parados nos estoques das fábricas), a empresa reforça em seu discurso que o consumo desenfreado de hoje adoece a natureza. Além de uma linha própria, a Ahlma também funciona como uma multimarca e valoriza o trabalho de pequenos produtores e produtores locais, não contribuindo com a produção em larga escala. Todos os parceiros da marca precisam ter algum viés ligado à sustentabilidade. 

ZEREZES

@zerezes

A Zerezes é uma marca carioca pioneira na produção de óculos feitos a partir de madeira reaproveitada. Nascida em 2012, o respeito com a matéria prima e as pessoas envolvidas em seu processo de produção são dois pilares importantes na empresa. A marca opta por um design que estimule a longevidade de seus produtos, apropriando-se de materiais de baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial.

BIOART

@bioart

A Bioart nasceu em 2010 tendo como foco principal a sua distinção no mercado de cosméticos. Com ingredientes orgânicos e a base de vegetais, a marca pensa em cada detalhe que compõem seus produtos, tornando-a referência em biocosméticos no Brasil. Suas eco-make ups à base de argila especial e bioativos selecionados, oferecem maquiagens e linhas de tratamentos bionutritivos com elementos naturais, orgânicos, saudáveis e veganos. Tudo isso sempre alinhado com a consciência em estimular a preservação da vida animal e ambiental. Ah! E tem mais! Todas as embalagens são recicláveis e/ou reutilizáveis.

ODYSSEE

@odyssee_br

A Odyssee nasceu em 2015 quando a Fernanda Nicollini, fundadora da marca, terminava sua graduação em design de moda. Para seu projeto final, deveria desenvolver uma coleção sustentável. Durante a sua pesquisa ela concluiu que seria interessante trazer materiais inusitados para dentro do universo da moda. Foi aí que ela encontrou nos resíduos eletrônicos a perfeita combinação. A Odyssee começou como uma marca de acessórios de moda e atualmente abre diálogo para inúmeros assuntos e linguagens, trabalhando com arte, educação, oficinas e palestras a respeito da reutilização de resíduos eletrônicos, upcycling e transformação de materiais descartáveis em bens de consumo. A Fernanda conta que a constante transformação da empresa, proporciona também um discurso que questiona a relação do pertencimento a partir do consumo: O trabalho é 100% artesanal e cada peça leva cerca de 5 dias para ficar pronta.

EMI BEACHWEAR

@emi.beachwear

A Emi surgiu há dois anos quando Anna Luiza Vasconcellos, recém-formada em design de moda, começou sua pesquisa sobre tecidos biodegradáveis com o intuito de abrir uma marca de cangas. A paixão pelo beachwear veio dos seus últimos dois projetos da faculdade: ambos ligados à moda praia. Com estampas lindas e exclusivas, todos os biquínis e maiôs da Emi possuem poliamida com elastano em sua estrutura, que é um material que permite que a peça seja decomposta em até 4 anos após ser descartada. Tecidos sintéticos, no geral, se decompõem em 120 anos.

MIG JEANS

@migjeans

A Mig Jeans é uma marca de upcycling que transforma jeans em desuso em uma nova peça. Tudo isso feito a partir de aplicações customizações, tingimento, bordados etc. A marca abre para o cliente uma possibilidade com três vertentes:

  1. Comprar uma peça já desenvolvida e pronta.
  2. Doação de peças em troca de desconto.
  3. Compra do serviço Mig Jeans: Levar sua peça de casa e junto com a equipe, pensar em uma nova história para aquele produto.

Todo serviço que a marca oferece é voltado para a ressignificação e valorização daquilo que já existe, estimulando cada vez menos o consumo desenfreado.

 INSECTA SHOES

@insectashoes

Nascida em 2014 e consolidada no mercado em 2016, a Insecta Shoes, da Bárbara Mattivy, é uma marca de produtos ecológicos e veganos. A Insecta é uma empresa que acredita no comércio justo e se baseia no diálogo, respeito e transparência e carrega com si o selo de Sistema Bcorp, que certifica sua preocupação com seu entorno (meio ambiente e pessoas envolvidas). Responsabilidade social e ambiental são dois pilares que nasceram com a Insecta e todo o trabalho da marca está diretamente ligado a isso: desde o material utilizado na produção dos sapatos e mochilas até o conceito das coleções.

BOSSA PACK

@bossapack

A Bossa Pack é uma marca que incentiva o consumo consciente, promovendo a produção local que é 100% brasileira e feita com tecidos 100% reciclados. Nascida no Rio, a Bossa acredita e encoraja toda iniciativa colaborativa, trabalhando com artistas, designers e artesãos que representem a brasilidade. Feitas somente com materiais ecológicos e reciclados a marca é despojada, urbana, cool, confortável e prática, ou seja, a cara do Rio né?

TUCUM BRASIL

@tucumbrasil

A Tucum é dona de um trabalho incrível e muito singular. Além de cocas e cestas decorativas, a Tucum também faz acessórios fenomenais. Tudo feito artesanalmente: é arte indígena e design sustentável! A marca tem como missão valorizar e promover a arte das populações indígenas e tradicionais do Brasil, gerando renda para essas comunidades parceiras. Essa troca se dá através de parcerias sólidas sempre pautadas pela ética, pela legalidade, pela sustentabilidade e pelo respeito às realidades locais: “Nosso interesse está especialmente nas dinâmicas próprias com que cada povo interage traição, inovação e sustentabilidade, incorporando elementos contemporâneos de outras culturas na criação de peças únicas e exclusivas”. 

Nó Atelier

@atelier_no

A Nó é uma marca de peças únicas. Cada criação parte de roupas selecionas em brechós. O estilo original, o tecido, a cor, a estampa – tudo emana um processo singular de reconstrução de moda, de apropriação estética e de interferências que confere vida nova ao que havia sido descartado. A designer e dona do atelier, Maria Clara Iório, está na Itália estudando Moda sustentável e retomará as atividades da marca em 2019. Volta logo Maria Clara! Aguardamos ansiosos!

Ah e tem mais! A Vivi Cardinali visitou a Mumo, uma marca que, além  de ter a preocupação sobre como diminuir os impactos da produção têxtil no planeta, ela também usa essa causa como inspíração para desenvolver as coleções. Para eles causas sociais e ambientais são tão importantes quanto o próprio produto. Dá uma olhada no vídeo que a Vivi fez com a marca para o canal dela.

 
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Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

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