Maquiagem Natural

Maquiagem Natural

Publicado em:
22/7/2019
No items found.

Você já sabe que repensar o nosso consumo e os nossos impactos no planeta vai muito além de não gerar o lixo da nossa rotina. Passa também pela reflexão de quem somos e porque consumimos determinados padrões, como o uso da maquiagem.

Você já parou pra pensar do que elas são feitas? Quais as substâncias tóxicas que existem por ali, quais conservantes e, principalmente, vamos refletir sobre a necessidade delas? A Fe Cortez gravou um vídeo só sobre esse assunto:


No vídeo a Fe cita uma variedade de substâncias nocivas à nossa saúde e ao meio ambiente, presentes nos cosméticos e produtos de higiene que usamos diariamente, como o PARABENO, FTALATOS, PETROLATOS e CHUMBO.

O CHUMBO (Pb) é um metal pesado, nocivo aos seres humanos e ao meio ambiente. Ele é um poluente atmosférico, classificado como perigoso devido ao seu potencial toxicológico. Nos seres humanos, a substância está relacionada à ocorrência de câncer, depressão, agitação, agressão, perda de concentração, déficit de QI, hiperatividade, desregulação do ciclo menstrual, nascimento prematuro, Alzheimer, Parkinson, redução das capacidades cognitivas, entre outros distúrbios e doenças.

O chumbo costuma estar presente em cosméticos como tinturas para cabelos e batons, inclusive de grandes marcas. No Brasil, esse metal é regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e só pode estar presente na tintura capilar com limite de 0,6%.


Os PARABENOS são produtos químicos muito utilizados em cosméticos pela sua ação antimicrobiana e antifúngica. Eles estão presentes em maquiagens, desodorantes, hidratantes, loções, esmaltes, óleos e loções infantis, produtos para o cabelo, perfumes, tinta para tatuagens e até mesmo cremes de barbear.

O parabeno possui atividade estrogênica, podendo interferir no sistema endócrino de humanos e animais. Atualmente, essas substâncias vêm ganhando relevância, pois mesmo em doses pequenas podem causar malefícios à saúde e ao meio ambiente.


Os FTALATOS são compostos químicos utilizados como plastificantes (para tornar plásticos mais maleáveis) e solventes. Eles estão presentes em cosméticos e em vários tipos de plásticos como: PVC, brinquedos de crianças, capas de chuva, adesivos, esmaltes, perfumes, sabonetes, xampus e sprays de cabelo.

Para encontrar os ftalatos nas embalagens, procure os nomes: DBP, DEP, fragrance, phthalate, DMP, DINP e DEHP.


O PETROLATO é um derivado do petróleo, que poder ser comercializado sob o nome de vaselina, óleo mineral, ou parafina líquida. Ele é amplamente usado em cosméticos, hidratantes e produtos para cabelo (com nome no rótulo de paraffinum liquid ou óleo mineral) graças ao seu baixo custo.

No entanto, apesar de ser vendido como hidratante, não existe nenhum fator hidratante no óleo mineral e ele não consegue penetrar na pele nem no cabelo, formando uma película impermeável que não deixa a pele respirar e eliminar toxinas, causando superficialmente um efeito de maciez. O petrolato barra a reposição nutricional e ainda pode causar o entupimento dos poros nos cabelos e dermatites na pele. 


Informe-se, conscientize-se e não compre produtos com essas substâncias!


Menos 1 Lixo
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.