Glossário da Sustentabilidade

Glossário da Sustentabilidade

Publicado em:
6/8/2020
No items found.

Biodegradável

bio + degradar, significa a decomposição natural no meio ambiente, por organismos vivos. Um material é biodegradável quando é decomposto em semanas ou meses, em condições ideais de temperatura, umidade, oxigênio, luz e nutrientes para garantir o processo, deve ser compostado. Falamos um pouco sobre o conceito o que é de fato biodegradável no Verão com Menos 1 Lixo:

Consumo Consciente

Consumir de forma consciente é consumir com responsabilidade. Ou seja, conhecer as matérias-primas do que você consome, as empresas que produzem, os impactos da produção e do descarte pro meio ambiente e quais os caminhos de pré e pós consumo do que você vai comprar. É exercer o nosso papel de cidadania e se implicar nos desafios pra um futuro mais justo com as próximas gerações e com os ecossistemas.

Downcycling

é o processo de recuperação de um material que não pode mais ser o que era. Significa recuperar e transformar em um produto que tem menos valor de mercado. O papel branco, por exemplo, não pode ser reciclado para um papel da mesma qualidade, mas ele é transformado em outros tipos de papel e é downcycled.

Greenwashing

Na tradução direta é maquiagem verde. O termo é destinado às empresas ou instituições que apresentam seus produtos ou atitudes como sustentáveis, quando não são. Greenwashing significa ganhar o respeito e consideração dos consumidores por uma estratégia de marketing superficial. O famoso pra inglês ver, sabe? A Fe Cortez já deu dicas de como não cair nessa fake news:

Microplástico

São pedacinhos muito micro de plásticos, resultado da decomposição desse material. Quando lavamos uma peça de roupa de poliéster, as micropartículas soltam da roupa e vão direto pra água. Isso também acontece com as garrafinhas PET, que largam microplásticos na água com o calor. São a forma mais abundante que existe por aí, porque não conseguimos filtrar. Nos oceanos, são confundidos com plânctons, a base da cadeira alimentar de muitos animais maranhos. Elas são partículas de 1 a 5 milímetros.

Reciclagem

É o processo de transformação de um resíduo novamente em matéria-rima. A lata de alumínio, por exemplo, sofre um processo tecnológico que garante que ela vire outra latinha em até 60 dias. Mas isso não acontece com todos os resíduos - na verdade, quase não acontece (a taxa de reciclagem no Brasil é de 3%). Por isso, essa palavrinha nos leva a outros dois significados: reciclado e reciclável.

Um resíduo é RECICLÁVEL quando tem chance de ser absorvido pelo processo da reciclagem, como é o caso da latinha e outros tantos outros resíduos. Mas nem todos eles são RECICLADOs, porque ser RECICLADO significa que que o resíduo passa, de fato, pelo processo de reciclagem. A garrafa PET é reciclável, mas não é muito reciclada no Brasil. A Fe Cortez te explica melhor, pra você ficar afiada e afiado nesse assunto.

Upcycling

Significa dar novo propósito a um material que seria descartado e o resultado é de um produto que ganha valor e não perde, como é o caso do downcycling. Um resíduo que vira um sapato, por exemplo.


Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.