Garriga de Menezes: mais uma escola pra nossa rede

Garriga de Menezes: mais uma escola pra nossa rede

Publicado em:
14/1/2016
No items found.

Sempre repostamos nossos embaixadores utilizando seus copinhos do Menos 1 Lixo, esses vocês já conhecem bem! Roger Gobeth, Marina Ruy Barbosa, Ju Boller, entre outras celebridades que adotaram o desafio de hábitos mais conscientes – começando com a troca dos copos descartáveis pelo nosso copinho reutilizável. O que nem sempre conseguimos mostrar (apesar de querermos mais e mais), é a história de pessoas anônimas que influenciaram o meio em que vivem através de simples iniciativas. A escola Garriga de Menezes, fica na Freguesia, em Jacarepaguá, e está no bairro há 56 anos. Eles atendem desde o Maternal I até o Ensino Médio em dois turnos, e à noite, possuem um Projeto Social, oferecendo o Ensino Médio (EJA – Educação de Jovens e Adultos). A partir de 2002 a Educação Ambiental passou a fazer parte do cotidiano dos alunos, através de projetos desenvolvidos pela professora Sonia Barreto. E hoje faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola. “Na educação Infantil os alunos ganham, no início do ano, uma carteirinha “Defensores da Natureza” como prova de seu compromisso com o meio ambiente. E levam mesmo a sério!!! Temos vários relatos de pais sobre atitudes tomadas pelos pequenos como: chamar a atenção de quem joga lixo na rua, “vigiar” a água gasta no ambiente familiar, lembrar de cuidar bem dos animais... Assim, percebemos que nossos alunos assumem a responsabilidade com o lugar em que vivem, adquirida nas propostas desenvolvidas pela escola”, afirma Etiene Monteiro, supervisora pedagógica da Garriga.

A cada ano a educação Infantil aborda uma campanha que envolve a comunidade escolar e/ou bairro. Em 2014 a campanha “Se você catar não vai pisar” teve uma repercussão tão positiva que saiu na Revista do Bairro Globo (Barra) para que as pessoas catassem as fezes dos seus animais de estimação das calçadas. Este ano, após observar a quantidade de copos descartáveis na escola, utilizados por professores e funcionários, começaram então a pensar como poderiam mobilizar e melhorar o nosso planeta. Daí surgiu o Menos 1 lixo na vida da Etiene. “Conheci o site Menos 1 Lixo, a partir de um relato escutado na rádio Band News FM. Imediatamente consultei o site, li as reportagens e trouxe para a equipe de professoras da Educação Infantil a ideia. Compramos copinhos do Menos 1 Lixo e iniciamos com o turno da manhã (café, água... copinhos de plástico... nunca mais!!!) ”, nos contou a supervisora. E acrescentou: “estamos contabilizando e felizes ao perceber o quanto o planeta agradece. Nossa proposta é aumentar a cada ano novos seguidores. O ambientalista não pode ser um ser diferente, especial. Ambientalista temos que ser todos nós. Parabéns às iniciativas do Menos 1 Lixo! ” No ano passado tivemos a alegria de incentivar uma escola em Caxias do Sul, lembram? E agora, participar de iniciativas como a da Garriga de Menezes. Nós somos gratos por tudo isso! E desejamos desde já, boa sorte e muita ação para os projetos de compostagem para a horta e os resíduos dos alimentos preparados da cozinha do Integral, assim como para o de receitas com o desperdício dos alimentos (talos, folhas etc), e o de reaproveitamento da água para limpeza do pátio. Precisamos de mais pessoas e histórias assim! ;)

M1L
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.