Menos 1 Lixo chega a escola em Caxias do Sul em campanha sustentável inédita

Menos 1 Lixo chega a escola em Caxias do Sul em campanha sustentável inédita

Publicado em:
19/5/2015
No items found.

No Desafio Menos 1 Lixo, incentivamos o consumo consciente começando com um gesto simples: a troca dos copos descartáveis pelos retráteis que cabem na bolsa, que podem ser o nosso modelo oficial (que você pode comprar aqui) ou algum outro desse tipo. Pra ajudar a mostrar o impacto que uma pessoa tem na produção de lixo, lançamos um contador oficial, www.desafiomenos1lixo.com.br. É super simples de usar: a cada copo economizado, um clique. A contagem fica armazenada e você pode ver facilmente quantos copos descartáveis economizou com a iniciativa.

Aqui mesmo no site do Menos 1 Lixo você acompanha as celebs que participam da campanha, como Marina Ruy Barbosa, Fernanda Paes Leme e Sheron Menezzes; mas gente de todo o Brasil também tá nessa, e é pra você que esse desafio foi criado. Hoje vamos falar da escola Ângelo Francisco Guerra, em Caxias do Sul, que levou o desafio para seus alunos e funcionários. :) A diretora Liliana Nobre Lima gostou tanto do desafio que presenteou os professores com os copinhos e eles estão fazendo o desafio nesse mês todo de maio e não somente por uma semana. " Fui a primeira a adquirir o copinho e logo divulguei, pois achei uma excelente iniciativa, além de ser uma atitude simples para o nosso dia a dia. Eu mesma fiz o desafio no mês de abril, totalizei 67 copinhos E me surpreendi, pois não imaginava que utilizaria tantos. Na escola, comentei com as colegas do nosso social que decidiram por presentear todos(as) os professores(as) com o copinho, como mais uma ação sustentável do nosso projeto. ", diz Liliane.

post 2

O projeto que ela falou é um campanha anual que acontece por lá , e o tema desse ano é sustentabilidade. Daí Liliane teve uma ideia: porque não levar o desafio para os alunos? " O desafio é individual, não estipulamos um tempo. Os alunos também estão conhecendo alguns locais importantes da nossa cidade para melhor compreenderem o projeto da escola e assim levarem esses conhecimentos para as suas residências despertando neles e na comunidade escolar o interesse pelas questões ambientais. Já fizemos visitas ao Aterro Sanitário de Caxias do Sul, passeios como os caminhos da águas e caminhos do lixo.".

  Além disso tudo, vários cartazes e folhetos foram espalhados pela escola, explicando o passo-a-passo do desafio. Mas Liliane também tem hábitos super sustentáveis em casa. Segundo ela, sua ação principal é procurar diminuir a produção de lixo, comprando produtos com menos embalagens ou embalagens reutilizáveis. Faz também a separação de resíduos, com lixeiras para lixo orgânico, resíduos seletivos, pilhas e óleo de cozinha. Mas disse que seu xodó atualmente é a horta que plantou na sacada de casa, com temperos verdes, tomate cereja, alface, espinafre, couve, brócolis e outros, dependendo da época do ano. "A produção é pouca, mas o sabor incomparável." A iniciativa da escola e da diretora chamou tanta atenção que duas emissoras de televisão vão fazer uma reportagem sobre sustentabilidade no Ângelo Francisco Guerra: a TV Caxias vai falar sobre a Festa Junina da instituição, que esse ano será toda sustentável, desde a produção à decoração, incluindo uma gincana sustentável e outras brincadeiras. Pesque o Peixe? Que nada. Lá vai ser Pesque o Lixo! A RBS TV também entrou em contato com Liliane para uma futura reportagem, ainda sem data.

Por aqui a gente agradece do fundo do coração à Liliane que tomou a iniciativa e levou o desafio pra tanta gente! E você? Já aderiu ao nosso desafio? Se não, tá esperando o que? ;)          

Guylherme Carvalho
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.