Horta em casa: 8 dicas de como fazer uma certeira!

Horta em casa: 8 dicas de como fazer uma certeira!

Publicado em:
6/7/2015
No items found.

Você acorda de manhã, pega a couve fresquinha pra fazer o suco verde. Prepara aquele macarrão com tomatinhos e dá o toque final com manjericão recém tirado do pé. Faz um chá de hortelã com hortelãs cultivadas e colhidas por você. Sério, uma das coisas mais gostosas que tem é ver todo o desenvolvimento daquilo que te alimenta, da semente até quando já é hora de ir pro prato. Tudo ali cultivado sem veneno e, sim, com muito amor. E não é porque você mora em apartamento que não pode ter uma horta pra chamar de sua.

1) Escolha vasos retangulares, não tão profundos, não tão rasos. Algumas plantinhas conseguem se adaptar bem com outras no mesmo vaso, como manjericão, pimenta, orégano e salsinha. Hortelã e trigo, por exemplo, são plantas que crescem se ramificando, então é legal ficarem sozinhas em vasos retangulares. Você pode ter vasos de plástico, que são bem fechado e retêm a umidade e o calor e são bons para cultivar temperos, como o manjericão, ou vasos de terracora, que são porosos e permitem uma melhor evaporação do excesso de água e evita o encharcamento (e são bons para tomatinhos e outros lugumes, por exemplo).

Aqui é legal lembrar que baldes velhos, latas, vidros e potes de plástico que iriam para o lixo podem servir como ótimos vasos: basta fazer orifícios no fundo deles com uma furadeira.

2) Preparar o solo é uma parte importantíssima do processo: misture metade de terra com metade de composto orgânico ou húmus de minhoca, que servem como vitamina para a planta. Como a horta vai estar em vasinhos, vale colocar pedras os cacos de cerâmica no fundo para faciliar o escoamento da água.

Aqui é interessante lembrar que você pode ter uma composteira caseira (a gente já testou isso em casa e dá super certo, vem relembrar onde comprar e como fazer) e usar o adubo produzido por elas é extremamente nutritivo para a terra, o que faz com que as plantinhas cresçam lindas e felizes.

3) Você tem que escolher se vai querer comprar mudinhas já crescidas e replantá-las ou se vai comprar as sementes e ver todo o processo de crescimento (se conseguir sementes orgânicas é sucesso total). É tudo uma questão de tempo e paciência. Se optar pelas sementes, geralmente elas vêm com informações na embalagem sobre o período e forma de plantio, assim como o espaçamento necessário entre as mudas. Nada de colocar as sementes muito no fundo pois elas podem não conseguir subir à superfície e morrer.

4) Pra começar, uma boa é cultivar ervas e temperos, que em pouca quantidade já dão um toque especial pro prato e você pode ir retirando pouco a pouco, sem matar a planta. Manjericão, orégano, tomilho, hortelã e orégano são ótimas opções. Pra quem quiser ir além, lá vão algumas sugestões: couve-manteiga, alface, cebolinha, beterraba, tomate-cereja (esse precisa de um suporte já que é uma planta estilo trepadeira), ervas aromáticas, rúcula, entre outras.

5) É importante que as plantinhas fiquem expostas ao sol pelo menos por algumas horas, então, quanto mais escura for a sua casa, mais importante que o vaso esteja perto das janelas. Outra coisa fundamental é a água: todo dia mate a sede delas. Mas vale lembrar que regar demais é tão ruim quanto deixar as plantas secarem. A melhor das alternativas para saber se sua plantinha precisa ou não de água é o "dedômetro": coloque o dedo na terra e veja se ela está úmida e grudando. Se sim, não precisa regar mais. Insira essa ação na sua rotina para não esquecer: pode ser de manhã ou no final da tarde.

6) Pode ser que graminhas e matinhos comecem a crescer junto das suas plantas. Tranquilo. Na agroecologia não se fala em ervas daninhas, mas em espécies espontâneas. Se elas não estiverem se alastrando muito ou atrapalhando o desenvolvimento das comestíveis, pode deixar elas lá, sem problemas.

7) Se perceber que as plantas estão sendo invadidas por pragas, nem pense em usar veneno! Há dicas naturais que funcionam como tiro e queda. O neem, por exemplo, é um repelente natural (você pode comprar por aqui) que combate mais de 400 pragas. Já vem na embalagem para ser borrifado diariamente, é biodegradável e apropriadíssimo para uso em agricultura orgânica.

Há algumas receitas para fazer em casa. Contra as formigas, misture 10g de sabão de coco em pó, 5cm de fumo de corda picado e 1 litro de água, deixe repousar por um dia, coe para retirar os restos de fumo e pulverize as plantas.

O alho é outro poderoso repelente natural e você pode fazer um inseticida com ele: bata no liquidificador uma cabeça de alho com alguns cravos da índia e dois copos de água. Deixe esse composto homogêneo descansar por um dia e depois misture-o com 3 litros de água. De novo, use esse líquido para pulverizar as folhas das plantas.

8) Seja feliz! Ter uma hortinha é um processo de cuidado e de atenção que você incorpora ao dia-a-dia que merece ser feito com amor. Afinal, se comida feita com amor fica boa, imagina comida feita com alimento plantado e cuidado por você!? Fora que é quase que terapêutico: você tem que ter paciência para compreender cada etapa do processo, e entender que todas as etapas da vida fazem parte: nascimento, crescimento, frutificação, morte e decomposição. Isso sem falar que, em tempos onde concreto e correria são corriqueiros na rotina, (re)estabelecer um contato direto com a terra, com a natureza e com a vida é de uma sensibilidade incrível!

Olívia Nachle
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.