Galeria online mostra o impacto do rápido crescimento da população mundial no meio ambiente

Galeria online mostra o impacto do rápido crescimento da população mundial no meio ambiente

Publicado em:
18/4/2016
No items found.

"Humanos demais para este planeta", é esse o título curioso e atraente da galeria de fotos feita pelo jornal El País. As imagens atraem ainda mais e a cada trecho que descreve um pouco do que pode ser observado na fotografia, a reflexão sobre a nossa relação com o planeta torne-se inevitável. Selecionamos algumas das fotos que objetivam mostrar o impacto no meio ambiente do rápido e desmedido crescimento da população mundial. 1. "A água é vida. Sem ela, estamos em perigo. Água e mares limpos são fundamentais para o futuro bem-estar da humanidade, e mesmo assim, o crescimento industrial da economia desperdiça vastas quantidades de água e trata os oceanos como um lugar no qual se pode verter as águas residuais. Isso vem, pelo menos em parte, de um velho mito: a ideia de que o mar é infinito e sua abundância imune à ação das pessoas. Isso pode ter sido verdade quando éramos poucos e nossas ferramentas eram simples. Não é verdade agora, quando somos um número excessivo e não há nenhuma parte do oceano que esteja fora do alcance dos pescadores industriais. As demandas agregadas de uma humanidade inflada com sistemas de água doce deixam cada vez menos espaço para a natureza e colocam bilhões de pessoas correndo o risco de não terem água potável em condições adequadas." Um pastor na Mongólia tapa a boca, incapaz de suportar o mau cheiro do rio Amarelo, o segundo mais longo do país e quase totalmente contaminado.

(foto: Lu Guang)

2. A situação do Ártico está piorando: mudanças perigosas no Ártico derivadas do acúmulo de gases de efeito estufa conduzem a mais atividades que, por sua vez, contribuem a mais emissões de gases de efeito estufa. Esta situação tem o mesmo impulso que um trem descarrilhado”, Carlos Duarte. Imagem do gelo derretendo em North Eastland Land, na região de Svalbard (Noruega).

(foto: Cotton Coulson / Keenpress)

3. “O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida...”. A Bíblia, Eclesiastes, 3:19. Nas remotas ilhas Midway, no norte do Pacífico, onde foi feita esta fotografia de um albatroz morto por ingerir muito plástico, longe dos fluxos comerciais, também é possível perceber o impacto negativo do consumo. O livro está editado pela plataforma Global Population Speak Out, que começou uma campanha com ativistas, acadêmicos e cidadãos para conscientizar sobre o risco do “enorme e rápido crescimento” da população mundial.

(foto: Chris Jordan)

4. “Precisamos entender que não apenas cada região consegue aguentar uma capacidade limitada, mas também que essa capacidade está diminuindo e a demanda, crescendo. Enquanto essa ideia não for parte intrínseca de nosso pensamento e não exercer uma poderosa influência na configuração de nossas políticas nacionais e internacionais, não vamos conseguir ver qual será nosso destino”, William Vogt. Vista aérea do incêndio na plataforma petrolífera da BP “Deepwater Horizon”, no Golfo do México. A explosão, em abril de 2010, provocou o derrame de cinco milhões de barris de petróleo no mar.

(foto: Daniel Beltra)

5. Floresta nacional de Willamette, no Estado de Oregon (EUA), desmatada. Somente 1% dos vales e bosques – com abundância de carvalhos –originais dessa região que se estende ao longo de 240 quilômetros sobreviveram intactos ao desenvolvimento, à urbanização, aos incêndios e ao impacto da agricultura, segundo indica a ONG WWF. As fotos são o meio usado no livro para chamar a atenção para os prejuízos ao meio ambiente, pois “os dados, embora úteis, fracassam em desencadear uma forte conscientização sobre os assuntos que afetam o futuro da Terra”, diz William Ryerson, presidente do Centro de Mídia da População e do Instituto da População, as organizações que criaram a plataforma Global Population Speak Out.

(foto: Daniel Dancer)

6. “A ilha está cheia de buracos, através dos quais entra a água do mar, inundando áreas que há 10 ou 15 anos não sofriam inundações. Há previsões de que a ilha vai aguentar 50 anos antes de desaparecer. Depois, vamos nos afogar”, Paani Laupepa. As ilhas Maldivas, na imagem, são um dos pontos mais vulneráveis às mudanças climáticas do mundo e estão ameaçadas pelo aumento do nível do mar.

(foto: Peter Essick)

7. "Para falar de modo claro, se não redirecionarmos nossos sistemas de extração e produção, e não mudarmos a forma como distribuímos, consumimos e tiramos nossas coisas – o que eu às vezes chamo de modelo 'pega, faz e gasta'—, a economia, tal como é agora, matará o planeta”, Annie Leonard. Lixo em Bangladesh, uma paisagem que, para a plataforma Global Population Speak Out, se assemelha à de uma distopia.

(foto: M.R. Hasasn)

8. “Todos os nossos problemas ambientais são consequências negativas que não tínhamos antevisto e que decorrem da nossa tecnologia. Não há base para crer que a tecnologia deixará, de forma milagrosa, de causar problemas novos e inesperados, ao mesmo tempo em que soluciona os que já causou”, Jared Diamond. Vista aérea de uma zona rica em alcatrão, em Alberta (Canadá). Os sinais da atividade mineradora e os rastros de dejetos tóxicos são tão abundantes que podem inclusive ser vistos do espaço.

(foto: Garth Lentz)

9. “Água e ar, os dois elementos essenciais dos quais toda a vida depende, se transformaram em dois contêineres de lixo globais”, Jacques-Yves Cousteau. A foto, tirada em Java (Indonésia), a ilha mais povoada do mundo, mostra o surfista indonésio Dede Surinaya pegando uma onda que arrasta uma grande quantidade de lixo. O livro Overdevelopment, Overpopulation, Overshoot reúne fotos como esta para mostrar as “tragédias sociais e ecológicas” geradas pelo crescimento da população e do consumo no mundo. As imagens são acompanhadas de frases de cientistas, escritores e ecologistas, as quais são reproduzidas aqui, pois, como explicam seus autores, a imagem e o texto criam uma sinergia que ajuda a compreender o impacto ambiental que a publicação pretende denunciar.

(foto: Zak Noyle)

10. “Não entendo por que, quando destruímos algo criado pelo homem, chamamos de vandalismo, mas quando destruímos algo criado pela natureza, chamamos de progresso”, Ed Begley Jr. Na imagem, o campo petrolífero Ken River, na Califórnia (EUA). Começou a ser explorado em 1899 e é o quinto campo de petróleo mais importante do país. As imagens incluídas em “Overdevelopment, Overpopulation, Overshoot” refletem temas como a explosão demográfica, a indústria da alimentação e a escassez de água potável.

(foto: Mark Gamba / CORBIS)

Para ver a galeria completa, clique aqui. Fonte: El País

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.