Fato ou Fake: qual é a melhor embalagem pra sua bebida e pro planeta? 

Fato ou Fake: qual é a melhor embalagem pra sua bebida e pro planeta? 

Publicado em:
3/12/2020
No items found.

Você já deve estar careca de saber que o nosso movimento de educação ambiental acredita na regeneração do planeta a partir de pequenos gestos diários. O que você não sabe é que, assim como confiamos que a substituição dos descartáveis pelos copinhos do Menos 1 Lixo podem mudar o mundo, também confiamos que a escolha consciente da embalagem das bebidas que consumimos contribui pra essa jornada de autorresponsabilidade pra um mundo mais sustentável.

Quem acha que decidir entre latinha de alumínio, long neck, caixinha de papel e garrafa PET é uma tarefa fácil, ainda não entendeu nada. Além do preço que você paga pela bebida, existe um custo ambiental "invisível" por trás da embalagem que inclui o ciclo de vida desse produto, desde a extração da matéria prima, a fabricação, logística e, claro, o pós consumo e a mão de obra em toda essa cadeia. Tudo isso deve ser levado em conta na hora de fazer uma decisão de compra e exercer seu poder da carteira, tá? 

Os contras das embalagens de cada material

Mas não precisa pirar porque temos a resposta na ponta da língua - ou melhor, na nossa primeira websérie do IGTV: Fato ou Fake das Embalagens! Como a gente sabe que não é fácil concentrar essas informações e fazer um balanço dos prós e contras de cada embalagem de bebida, a gente decidiu analisar o último estudo completo sobre o ciclo de vida delas e contar o que descobrimos sobre a alternativa mais responsável! São 3 episódios no nosso Instagram pra gente falar sobre esses assuntos relacionados aos impactos da cadeia de produção, as taxa de reciclagem, e sobre economia circular! O primeiro já tá no ar, e o próximo sai dia 10, às 19h! Fica de olho ;)



E se a gente disser que dá pra matar a sede, e ao mesmo tempo, contribuir com a renda de 800 mil famílias? Parece fake news, mas é fato! E a Nina Marcucci vai te provar! Vamos te dar um spoiler, mas fica só entre a gente, tá? Quando você tiver em uma loja de conveniência, no mercado, no barzinho, no restaurante ou no festival e quiser comprar uma bebida, pensa que em qualquer lugar desses a latinha de alumínio é a opção mais inteligente. Isso porque o Brasil é líder mundial em reciclagem do material, chegando a 98% de reaproveitamento. Esse processo é responsável por reduzir consideravelmente a emissão de gases efeito estufa, ou seja, não contribui pra acelerar o aquecimento global. E melhora: esse rolê todo leva apenas 60 dias pro alumínio voltar a ser latinha e circular por aí. Agora você entendeu porque o Menos 1 Lixo decidiu fazer essa websérie, né? E depois que assistir o Episódio 1, conta pra gente o que achou! 

Vamos descartar velhos hábitos e reciclar boas ideias?



Carol Poyes
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Vamos juntas!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.