+ TOP 5 documentários sobre moda e sustentabilidade

+ TOP 5 documentários sobre moda e sustentabilidade

Publicado em:
6/3/2018
No items found.

A Fe Cortez já indicou aqui alguns documentários pra gente repensar o impacto da moda e do consumo desenfreado que é estimulado por ela. Mas a gente quer atualizar essa lista pra você se engajar cada vez mais na pegada ambiental do armário cápsula. No episódio dessa semana da websérie Desafio Armário Cápsula, a Fe falou sobre os impactos negativos da indústria da moda pro meio ambiente e como precisamos repensar o consumo pra ontem! Se você ainda não viu, corre pra dar um play   EPISÓDIO  

  1. True Cost

Bom, o documentário #1 se mantém!

O obrigatório True Cost foi dirigido pelo Andrew Morgan e fala do impacto da moda pro planeta e como isso se relaciona com o preço das roupas que vêm diminuindo a cada ano. O tapa na capa sugerido pelo documentário, também fala do papel da moda descartável hoje e como somos consumidores assíduos dessa política sem refletir sobre ela. True Cost é uma referência e deve ser visto e revisto por todo mundo.

2. Desacelerando a Moda

O baixista da banda britânica Blur, Alex James, apresenta o documentário Desacelerando a Moda, em que conta como ele e a família mudaram radicalmente os hábitos depois que começaram a se questionar sobre consumo. O filme é super informativo e bem humorado ao questionar o conceito do que é fashion e as consequências da indústria pros nosso recursos naturais. Alex lamenta a nossa falta de conexão com o que vestimos e questiona sobre como é interessante pra indústria que não saibamos o processo de produção das nossas roupas.

3. Sweatshop

Em tom mais investigativo, o Sweatshop é dureza! Vale pegar um guardanapinho de pano pra deixar por perto, porque é chororô na certa. Quatro meninas que trabalham no ramo da moda vão atrás das condições de trabalho dos funcionários que fabricam peças de roupas de grandes lojas de departamento pelo mundo. Focadas em visitar fábricas no Camboja, as meninas são recebidas com hostilidade e são impedidas de entrar em quase todos os lugares de trabalho, mesmo quando as lojas garantem que são abertos à visitação. O documentário é bastante sensível e escancara uma parte bastante desumana da indústria.

4. Entrevista Stella McCartney

Vale também dar uma olhada na entrevista maravilhosa que a Lilian Pacce fez com a musa da moda sustentávelStella McCartney. A estilista é filha do ex-beatle e lidera, junto com a irmã e o pai, a campanha do Segunda sem Carne lá fora. Ela tem uma relação linda com as peças que produz e sempre reforça que a moda sustentável precisa ser desejável e atrativa pra competir com os gigantes da indústria. E, claro, que ela trabalha pra que isso seja acessível pra todo mundo.

5. TEDx Orsola de Castro

E como a gente adora um TED inspiracional, vamos fechar esse post com a fala da Orsola de Castro,  co-fundadora do movimento Fashion Revolution, criado pra repensar as condições de trabalho garantidas pela indústria da moda depois de um trágico desabamento de uma fábrica em Bangladesh. A ideia é repensar a produção da roupa desde o seu início e restabelecer a nossa relação com o que vestimos. No TED, a Orsola fala sobre a esperança em uma moda “verde”, a sua confiança na reciclagem, no upcycling e de um novo comportamento de consumo.

 
Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.