Dia das crianças: e se a gente inventar mais e comprar menos?

Dia das crianças: e se a gente inventar mais e comprar menos?

Publicado em:
10/10/2016
No items found.

Normalmente vai chegando doze de outubro e você já está pensando no que gostaria de dar para os seus filhos, sobrinhos, e todas as crianças queridas, certo? No que vai conseguir e no que a criança está pensando ou querendo. Daí o segundo passo pode ser fazer surpresa ou de alguma formar mostrar o custo financeiro do presente - "pra que ele dê valor".

Você já pensou alguma vez em chamá-los para inventar o seus brinquedos? Ao invés de só falar que o mundo mudou e que as crianças só pensam em tecnologias, tentou sentar, conversar, entender, explorar e desabrochar a ideia do que aparentemente tá pronto, mas criando pode ser muito melhor? Que tal tentar mostrar os valores afetivos a partir de experiências, passar um pouco mais de tempo junto e, de quebra, incentivar a criatividade delas?

Se você acha que isso pode funcionar para os anos inciais, mas tem certeza que depois eles vão preferir a casinha pronta, por exemplo, do que montar uma com gravetos e papelão ou lençol e amarrações, vale dialogar mais e relembrar um pouco da simplicidade genuína da infância. Afinal, é comum ver crianças deixando de lado brinquedos "caros" por apego ao que alguém muito especial deu, ou porque ele ensina alguma coisa, e, talvez, simplesmente por ter mais cor. Brincar e interagir pode ser a soma de todos os afetos.

Sabemos que o Dia das Crianças é amanhã, já tá aí! Esse texto não tem a intenção de fazer você jogar fora o presente já comprado. Mais que falar sobre o material utilizado no que você comprou, sobre o descarte dele ou questionar sobre o impacto socioambiental e se você também vai passar isso pra quem irá recebê-lo, o Menos 1 Lixo traz sempre a conscientização e empoderamento do indivíduo, visando mudança de comportamento para hábitos saudáveis, e acreditamos que isso inclui a construção e cocriação de um mundo melhor e de relações regenerativas com a natureza e com cada um que aqui habita.

O documentário "O começo da vida" está disponível na Netflix, e ao longo da semana traremos dados e as consequências de um consumo excessivo desde a infância, o poder de influência dos pequenos nas compras da casa e uma dada escassez de tempo ócio. Acompanhe! ;)  

Talita Gamboa
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.