Desabafo: descartável versus reutilizável

Desabafo: descartável versus reutilizável

Publicado em:
25/1/2015
No items found.

Peraí, planeta? Natureza? Que isso mesmo?

Desde que iniciei o desafio de andar com meu copo retrátil na bolsa, e isso foi em 2012, comecei a dar ainda mais atenção para a questão do descarte que já joga ali do lado mesmo, no coletor de copos que está bem ao lado do bebedouro.

Então toda vez que alguém me pergunta “quanta água gastamos para lavar um copo? Não é melhor usar um descartável, pois está faltando água?” Olha, você lava seu carro toda semana? Deixa o chuveiro ligado enquanto lava o cabelo? E enquanto escova os dentes? Toma banhos longos? Deixa a torneira aberta quando ensaboa a louça? Se alguma dessas respostas acima foi um sim, respondo o seguinte:


Até fui atrás de uma resposta técnica, elaborada por uma fonte de credibilidade, para não ficar só no que eu digo. Vamos lá:

- Pra lavar um copo na mão gastamos em média 400ml de água;
- Se usar uma máquina de lavar louças, o consumo cai pra 100ml;


Agora façam as contas: são economizados pelo menos 50ml de água para cada vez que lavamos o copo reutilizável. Eu adicionaria ainda uma variável: quantas vezes lavamos nossos copos? No trabalho, por exemplo, uso um copo de vidro. Lavo 1 vez por dia. Refazendo as contas, se bebo 8 copos de água, e bebo fácil 8 copos, economizo mais de 3 litros de água que deixam de ser utilizados no processo de fabricação de um copo descartável. Mais: deixo de usar petróleo na produção desse copo. Mais: deixo de emitir CO2 para o transporte desse copo, da fábrica para a lojinha e da lata de lixo para o lixão. Mais: esse copo não vai acabar em um lixão, ou aterro, ou no mar.

Então sim, é melhor usar sempre um reutilizável!

Ufa!

Fe Cortez
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.