Decoração com flores com raízes | Flores que não vão para o lixo. E com um plus: depois do evento, as flores vão embelezar um canteiro da cidade!

Decoração com flores com raízes | Flores que não vão para o lixo. E com um plus: depois do evento, as flores vão embelezar um canteiro da cidade!

Publicado em:
31/1/2017
No items found.

Na festa de lançamento da segunda versão do copinho do Menos 1 Lixo, uma festa lixo zero, a Fe Cortez aboliu as flores logo na primeira reunião da produção. Mesmo sabendo que uma das minhas causas, o Flor Faz Bem,  é resgatar as flores das festas e dar um fim bonito pra elas. Depois de uma conversa, eu entendi o ponto de vista dela. Se você quer evitar que uma coisa vá para o lixo, dá muito menos trabalho não consumir do que ficar cuidando da logística certa. Concordei com a Fe: nada de flores na festa do copinho.

Meta Lixo Zero com um sucesso de 99.8% de redução da geração de lixo. Isso significa que 117,5 kg de lixo que normalmente iriam para aterro sanitário foram evitados, compostados ou reciclados.

Corta para o dia em que vi um post no Facebook. Da Camila Niskier, a florista que me ensinou tudo o que sei sobre flores. No post, uma indagação do filho de 7 anos da Camila. Enquanto ela montava alguns arranjos, Alex pediu uma flor. Ele queria colocar a flor em uma garrafa com água para que a flor vivesse por 1 ano. Camila explicou que a flor não sobreviveria, e que ficaria linda por 5 dias, no máximo. Alex não gostou de saber disso. Não conseguia entender porque a mãe havia “matado" as plantas. Quando ela explicou que não era a responsável direta pela “morte" das flores, e que trabalhar com flores era uma forma dela fazer arte, não adiantou muito. Alex continuou desapontado com a mãe.

Alex, do alto dos seus 7 anos, conseguiu ativar uma inquietação da Camila. Uma daquelas inquietações que a gente acaba guardando mais no fundinho, pra não ter que lidar com ela. Mas que continua sempre lá! Trabalhar com coisas lindas sempre foi a praia da Camila. Ela já foi estilista e, hoje, além de florista é decoradora. O que eu chamo de inquietação, ela chama de comichão.  Ela é uma daquelas apaixonadas-pelo-que-faz, mas sempre achou que pudesse impactar pessoas para além da beleza das coisas que produz. Algo que carregasse uma mensagem junto. Alex fez a mãe juntar a beleza com impacto. Coincidência ou não, Camila estava no meio do Curso Semente, da Casa Soul. Um belo dia, pensando sobre o significado da palavra semente, a mente a levou à palavra raíz. Aí, veio o estalo: por que não trabalhar com flores com raízes? Fazer uma decoração linda com plantas em vasos? Foi aí que a Re-flora nasceu.

A Re-flora é uma opção para fazer uma festa com menos lixo, mais sustentável. Tirando de cena as flores cortadas (ou “assassinadas", como diria o Alex), e utilizando flores com raízes. Flores de vasos. E depois que essas flores embelezaram uma festa, tem a logística reversa e mais um passo extra: Camila recolhe as flores da decoração e a cliente tem duas opções: replantar as flores na própria casa ou doar as flores para a Camila plantar em um canteiro da cidade! Ou seja, fazendo arte com as flores de vaso, Camila continua trabalhando com a estética, mas garante que as flores vão durar muito mais tempo, seja na casa da cliente, seja em um canteiro público da nossa cidade.

  Fiquei com um orgulho enorme do momento eureka! da minha amiga e professora de flores. Pela ideia brilhante. E por resolver ouvir com mais cuidado a sua própria inquietação, ou como diria Camila, aquele comichão! Contatos da Camila Facebook: Camila Niskier Flores Insta: @camilaniskier | SiteHeliene Oliveira. Fundadora da Quiron, onde cria projetos de transformação e consciência social. Há 2 anos esta à frente do Flor Faz Bem, um movimento que reutiliza flores que seriam descartadas para fazer o bem. E desde o ano passado, contribui com textos para o Menos 1 Lixo.

Menos 1 Lixo
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.