A experiência de fazer um evento Lixo Zero

A experiência de fazer um evento Lixo Zero

Publicado em:
9/6/2016
No items found.

Há duas semanas, a Fe Cortez convidou a Quiron para produzir um evento lixo zero para lançar o Copo Oficial do Menos 1 Lixo e comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Não foi um convite, foi um desafio.

Um desafio para sair do piloto automático.

O que todo mundo viu na festa foi o mais fácil: substituir os copinhos de plástico e passar a festa inteira com um copo lindo na mão. Só nisso, a gente economizou aproximadamente 300 copos de plástico! Parece pouco, mas não é. Não

é porque vai além dos copos.

Porque a decisão de abolir os copos e plástico durante a festa, gerou a vontade de fazer uma festa lixo zero. Lixo zero de verdade. E olha o que a gente conseguiu:


ção da gera

ção de lixo.

Isso significa que 117,5 kg de lixo que normalmente iriam para aterro sanitá

rio foram evitados, compostados ou reciclados.

(Rafael Meggetto, Ju Boller e os dados alarmantes dos descartáveis no Brasil)


 Algumas decisões que tomamos: 

1- Decoração quase zero.

na caligrafia e ilustração.


3- Abolimos pratos e utensílios descartáveis

Mas faltava alguém com conhecimento técnico pra ensinar como a gente poderia fazer mais. Foi aí que alistamos a Aline Matulja, engenheira “verde”, da Roda Ambiental. Ela montou um guia para o planejamento que foi o norte para as nossas decisões. Descobrimos que para ser lixo zero, a gente deveria estar de olho no preparo dos alimentos - porque não adiantava a empanada não ser servida no prato, a gente precisava ir atrás do que era rejeitado no preparo. Também adotamos sacos compostáveis de plástico feito de amido de milho para rejeitos das lixeiras de banheiros. E o principal: alinhou os procedimentos Lixo Zero com as equipes de limpeza, cozinha, bar e produção, engajando o pessoal para a causa.



Também contamos com a expertise da
, que é a primeira empresa de compostagem licenciada pelo INEA, que recolhe resíduo orgânico de entidades privadas e públicas para compostagem. Mas por que a compostagem é tão importante? Porque evita o acúmulo de toneladas de resíduos orgânicos em aterros e lixões, mitigando muitos impactos ambientais (entre eles as emissões atmosféricas de gases poluentes) e reciclando os nutrientes da matéria orgânica para a fertilização dos solos e a produção de alimentos e plantas mais saudáveis.

E pra dar aquele passinho a mais e o resíduo orgânico não acabar apenas na compostagem, o que já seria ótimo(!), a Aline articulou para que o destino da nossa compostagem tivesse um impacto social. O

Já os resíduos recicláveis gerados no pré-preparo de alimentos serão encaminhados para uma cooperativa de catadores.

Resolvida a questão do lixo, a gente precisava de fornecedores na mesma
, que é uma cozinha industrial na Rocinha, do querido Daniel Badauí. Funciona também como uma escola que usa a culinária para promover inclusão social e fomentar o empreendedorismo na cidade. Mais: tem as melhores empanadas do Rio! A gente combinou de resgatar o lixo gerado e que o cálculo do que seria servido deveria evitar o desperdício. Porque não adianta pensar em tudo e acabar a festa com comida que vai para o lixo!




Chamamos o
, isso! o Daniel que serve mate na praia e foi um sucesso!!  Eu bem que tentei um desconto com ele porque, afinal, não precisaríamos dos copos de plástico. Ele duvidou. E quando a festa estava toda montada, com todo mundo briefado, copinhos novos do Menos 1 Lixo esperando os convidados, eis que chega o Daniel com um saco cheio de copos de plástico! Mas ele não precisou. :)

(Dani do Mate)


Para os sucos, o casamento que a gente arranjou da
deu super certo e rendeu vários tipos de sucos orgânicos deliciosos e com sementes germinadas.




Aí, pra fechar: brownies da
, que vieram nas travessas. Sem embalagem, sem etiqueta. Apenas com um cortador pra fazer quadradinhos de 3cm e todo mundo pegar com a mão.

Mas, voltando ao lixo zero. A Aline, a engenheira verde lembra?,  realizou a checagem e auditoria dos procedimentos acordados para o alcance da meta Lixo Zero. E, no final do evento, todo resíduo produzido foi pesado (orgânicos, recicláveis e rejeitos). Tendo os resultados das pesagens em mão, a Aline calculou nossas 3 variáveis: 

1-Lixo Potencial: 117.35 kg que iriam para um aterro sanitário,

2- “Luxo" Gerado: 117.10 kg, - Isso! Luxo mesmo! Esse é o total de materiais que não viraram lixo, seja porque serão compostados e reciclados ou porque esse lixo não foi gerado! É a soma dos nossos orgânicos, recicláveis e também do resíduo evitado (redução). 

3- Meta Lixo zero (MLZ) 99,79% de redução na geração de lixo!



***************************** 

Fe, o que eu testemunhei nessa festa é mais ou menos o que vejo acontecer quando as pessoas resolvem carregar o copinho do Menos 1 Lixo por aí. Ele é eloquente mesmo dentro da bolsa. Porque quando elas carregam o copinho, elas também carregam uma atitude junto com elas. Ser imcumbida da missão de produzir um evento lixo zero me fez revisitar todas essas ações de piloto automático que a gente toma para fazer uma festa. Vou confessar que foi difícil. Mas como o meu filho de 9 anos fala, coisa difícil é apenas um desafio superestimado! Tô pronta pra outra!

(Fe Cortez e Heli)

Heliene Oliveira, fundadora da Quiron, uma empresa agitadora de transformações. Como uma festa lixo zero, por exemplo. Com dados fornecidos através do relatório da Roda Ambiental.

Fotos: Ari Kayer

Heliene Oliveira
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.