Dá pra se viciar em agrotóxico?

Dá pra se viciar em agrotóxico?

Publicado em:
4/12/2019
No items found.

Você já parou pra pensar que os agrotóxicos têm impactos para além da contaminação na nossa saúde? Se a gente pode se viciar em cigarro…

será que a natureza pode se viciar em veneno?

A revista Exame publicou no final de agosto uma notícia extremamente triste e preocupante: as abelhas já estão apresentando sintomas de dependência a certos tipos de pesticida. Como? Bom, as abelhinhas se alimentam do néctar das plantas e flores e agora elas estão procurando justamente as que estão contaminadas.

Parece que elas são atraídas por um inseticida que é derivado da nicotina, os neonicotinóides. Alguns deles já foram proibidos na União Europeia e outros lugares do mundo. Com o vício, as abelhas têm o seu sistema nervoso afetado, as funções motoras, a orientação e até a capacidade de reprodução prejudicadas.

O problema é bem sério.

As abelhas são fundamentais para o mundo não entrar em colapso, sendo responsáveis pela polinização de quase 100% dos vegetais, tá sabendo?

Alguns apicultores já precisam alugar as abelhas para polinizar os vegetais nas fazendas, pelo problema que a gente já enfrenta. Elas são as que atuam em grande escala nesse ecossistema e são fundamentais pra que tudo funcione perfeitamente bem.

E a gente já conversou por aqui que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e ele também é o território com maior biodiversidade do planeta! Já deu pra entender como essa notícia pode afetar a gente, né?

O IBGE já declarou que só o Brasil aumentou o seu consumo de agrotóxicos em 20% no ano passado.

E a gente sabe que os animais são pontos sensíveis quando falamos dos nossos impactos no planeta. As abelhas são milenares e não merecem esse tratamento tão desigual e agressivo. Nós somos parte do problema. Que tal investir nos orgânicos, na mobilização contra os agrotóxicos e estudar as propostas dos candidatos pra esse assunto? Vamos juntxs?

Menos 1 Lixo
Por:
meio
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.