Por que decidi fazer o desafio do Armário Cápsula?

Por que decidi fazer o desafio do Armário Cápsula?

Publicado em:
22/1/2018
No items found.

Quanto tempo que eu não escrevo aqui em primeira pessoa, e segura que vem textão!

Dia 01 de janeiro de 2015 eu me lancei um desafio, que na época foi um desafio despretensioso de eliminar de vez os copos descartáveis da minha vida. Assim nascia não só o Menos 1 Lixo, como a Fernanda que eu sempre fui, aquela que tava lá escondida por baixo de um monte de capas e sonhos e aspirações que um dia já foram minhas, ou que talvez nunca tenham sido, talvez elas tenham sido apenas um reflexo do que eu achava que  deveria ser. O Menos 1 Lixo me fez e me faz entrar em contato, cada dia mais, com a minha essência, já que a minha missão e o meu propósito eu descobri a partir desse primeiro de janeiro, ser ativista ambiental.

Ser ativista ambiental é um ato de amor, de amor com ação. De amor por mim, de amor pelo planeta, e mais profundamente de amor pela humanidade. É uma vontade de fazer esse ecossistema chamado Terra, ou Gaia, dar certo. Fazer as pessoas se religarem com as suas essências, que de toda forma passam pela natureza, afinal somos natureza. E quando digo que é um ato de amor por mim, é porque eu, assim como a maior parte das pessoas, estava meio adormecida para o todo, fazendo o meu, no corre nosso de cada dia, sem prestar atenção para o fato que minhas escolhas e atitude diárias, somadas às escolhas e atitude diárias de 7 bilhões de pessoas, resultam nesse momento crítico e alarmante do planeta: um colapso em curso! E que pode (e vai, se não mudarmos) custar as nossas vidas.

Bom, mas você deve estar aí pensando, e o que isso tem a ver com o Desafio Armário Cápsula? Tudo, mas tudo mesmo!!! A moda está entre as 5 indústrias mais poluentes do mundo (alguns dizem ser a segunda, outros, a quinta) e de 2 pra 5 o resultado é quase o mesmo, insustentável! Eu vim da moda, trabalhei 10 anos nessa indústria, e mesmo antes disso lembro de ainda no colégio ir à Semana de Moda Barrashopping (acho que era ela), que evoluiu para Fashion Rio, que maratonei inúmeras vezes, juntamente com o Fashion Week. Eu amava moda, acompanhava as tendências, me controlava pra não gastar mais do que tinha comprando roupas. Fui stylist, assessora de imprensa, gerente de produto e planejamento, de moda. Foi quando em 2009 comecei a sentir um desconforto naquele dia a dia, naquela lógica de consumo desenfreado, de peças feitas pra serem bacanas por apenas uma estação, de padrões de beleza inalcançáveis para a grande maioria das pessoas, e mais do que isso, de você só se sentir alguém, se você tiver aquela bolsa, daquela marca, ou aquele sapato. Quanta frustração no mundo é causada pelo look do dia, pela saia da semana (porque nem mais da estação é), pela nova dieta pra ter um manequim de um tipo de corpo que nem é o brasileira. Sim, isso começou a se tornar insustentável na minha vida. Não, eu não tinha a menor clareza disso na época. Mas larguei a moda (indiretamente, porque continuei prestando serviço e fazendo conteúdo pra marcas de moda) e abri uma agência de branded content, de conteúdo feito por marcas pra conversarem com pessoas. E fui mais feliz fazendo isso. E mais ainda sendo sócia do MIMO, Festival de Música que me apresentou o patrimônio histórico de outro jeito, a beleza da música com um outro olhar, sensível e incrível da Lu Araújo, minha então sócia. Até que chega 2012, Festival do Rio, e eu assisto o Trashed (Lixo, um problema de todos) e foi um soco no estômago, foi desconfortável, pra não dizer desesperador, ver o que as pessoas estavam fazendo com o planeta, quase não consegui assistir ao documentário inteiro, e eu não podia mais continuar vivendo a vida da mesma forma. Porque aquelas pessoas também eram eu. E assim nasceu o comportamento Menos 1 Lixo, e meu mais novo companheiro inseparável, meu copinho.

 

Três anos se passaram, fechei a agência no final desse 2015, com um resultado de 1.618 copos a menos e uma certeza que era pra isso que eu ia dedicar minha energia, meu amor e minha força de trabalho. De lá pra cá tudo mudou: meu trabalho, meus amigos, meu namorado, o meu apê, minha forma de comprar, meu meio de transporte. Mas uma coisa ainda permanecia igual, o guarda roupa daquela época. Porque mesmo comprando muito pouco nos últimos anos, ainda tinha um ativo, ou passivo?, de um armário de 5 portas cheio, lotado! Apresentando o Menos é Demais, vi muitas vezes armários como o meu e pensava: eu não compro mais, mas esse armário anda faz sentido? Até que ano passado a Heli, uma amiga engajada e colaboradora do Menos 1 Lixo, me mandou um desafio proposto pela Lilian Pacce, usar o mesmo look por uma semana, e a gente resolveu fazer. O resultado foi a adesão de muita gente, que assim como eu, descobriu a libertação e alegria de repetir todo dia durante uma semana, a mesma roupa! Tava lá meu desafio de 2018, repensar minha relação com a moda.

Hoje, dia 23 de janeiro, eu me lanço um desafio, transformar aquele armário de 5 portas, em um armário cápsula, onde só fica o que faz sentido, aquilo que mais me representa, as peças que refletem o que eu quero passar com a minha roupa, porque a moda tem sim um papel importante de vestir a gente da forma como a gente quer que o mundo nos veja. Mas tem que ser assim, de dentro pra fora, e não imposto por uma curadoria que vem sei lá de onde, e pensado pra quem tem 1,80 e veste manequim 38 (tipo poucas pessoas né migas). 

O Desafio Armário Cápsula vai ser também uma oportunidade de trazer essa rede linda pra essa conversa, uma conversa sobre caminhos mais sustentáveis da moda, porque sim, eles estão sendo desenhados. E pra ampliar essa conversa eu chamei a C&A pra me apoiar. E a C&A tem inúmeras iniciativas de uma moda mais sustentável que já estão acontecendo, entre elas a camiseta com selo Gold Cradle to Cradle, um dos mais tops de economia circular do mundo. Uma camiseta produzida de forma muito menos impactante pro meio ambiente, e pensada para o pós consumo, pra ser reciclada ou compostada em casa quando sua vida útil terminar, leia-se estiver detonada por uso, já que os básicos, ufa, não saem de moda nunca! Quando vi esse lançamento entrei em contato com eles e falei: vamos ampliar essa conversa? E olha, achei eles muito corajosos e ousados de apoiar um projeto que fala de consumo consciente justamente de moda. A C&A já entendeu a importância de uma moda mais consciente e sustentável, e agora temos a oportunidade de uma troca ainda maior com uma das grandes indústrias desse segmento, que se comprometeu por exemplo a ter o algodão mais sustentável em todas as peças de algodão até 2020. E gente, eu sei o poder (pro bem e pro mal) que uma grande corporação como essas tem de mudar a forma de se produzir e consumir no mundo. Quando uma gigante escolhe usar só o algodão mais sustentável em suas roupas, o impacto da cadeia é enorme, e isso muda o mundo.

Eu não sei ainda qual vai ser o resultado desse desafio, mas já senti que será transformador, libertador e muito divertido. Já tá sendo.

E eu queria muito convidar você, que chegou até aqui comigo, a participar. Vamos fazer desse desafio um game, uma brincadeira, uma forma leve de aos poucos nos libertarmos das amarras do sistema, de cocriarmos essa forma de ver e viver o mundo e consumir de forma mais sustentável. De sermos ouvidxs, de agirmos com coragem, e com o coração por um planeta com mais vida, mais amor e mais possibilidades para todos. Com menos roupas e mais sentido.

Afinal, a felicidade não está no consumo e nem a elegância na quantidade.

vem comigo?

Quinta-feira, dia 25 de janeiro às 19:00 vai rolar um bate-papo ao vivo comigo e com a Vivi Cardinali pra gente tirar todas as dúvidas sobre o processo e pra gente compartilhar toda esse energia boa que vem por aí.  

Fe Cortez
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.