A jornada ESG no Menos 1 Lixo

A jornada ESG no Menos 1 Lixo

Publicado em:
12/5/2021
No items found.

ESG é uma política de gestão do Menos 1 Lixo. Isso significa que caminhamos com o norte de que as pessoas, o meio ambiente e a gestão humanizada e empática são os ativos de um futuro sustentável e em regeneração. Esse norte nos levou à certificação de empresa B e também à associação ao Instituto Capitalismo Consciente. Por aqui, temos 7 valores e princípios que aplicamos diariamente, seja nas nossas negociações, nas nossas relações com fornecedores, seja na nossa cultura interna. São eles: o cuidado, o diálogo, a inovação, a regeneração, a autorresponsabilidade e a colaboração.

Valorizamos a autonomia e a liberdade de posicionamento e criação. O que isso significa? A gente te conta :)

Quer saber o que significa ESG? Clica aqui.

Saiba mais sobre Sustentabilidade Empresarial no Brasil

Meio Ambiente

O Copo

O Menos 1 Lixo nasceu como uma solução ambiental. Em 2015, quando a Fe Cortez decidiu passar um ano sem copos descartáveis, ela promoveu uma mudança de visão de mundo, compartilhando conteúdos exclusivos e em português sobre o assunto. Sozinha, ela economizou mais de 1600 copos descartáveis de plástico e provou que é possível mudar paradigmas através de um posicionamento individual. Em 2016, consciente de que era possível ampliar o impacto, a Fe idealizou o copo do movimento, um copo 100% brasileiro, com responsabilidade socioambiental no pré e no pós consumo. Desde então, somos um movimento que alcança mais de 30 milhões de pessoas por ano, 200 empresas e tantas pessoas que querem exercer ativismo na prática.

O que significa responsabilidade socioambiental no pré e no pós consumo? Nossa produção é 100% brasileira, o que significa que estamos sempre pertinho pra cuidarmos da dignidade da cadeia de trabalhadores, mas também de todo o processo. Além de apoiarmos fortemente a economia nacional, claro. Também significa que podemos cuidar do pós consumo do copo, ou seja, quando ele apresenta algum contratempo, como rasgar, por exemplo. Hoje, 0,03% de todos os mais de 100 mil copos produzidos apresentaram algum tipo de problema. Mesmo assim, estamos conscientes da nossa responsabilidade e recolhemos todos eles, enviando uma nova base de silicone gratuitamente. 

IMAGEM DO QUE JÁ EVITAMOS

Não existe reciclagem de silicone no Brasil (ainda!), mas recolhemos todas as bases rasgadas e estamos, há mais de 1 ano, com um projeto de pesquisa de downcycling ou upcycling desse material guardado :) Se você se interessa em saber tudo sobre nosso copinho, só clicar aqui.

Por isso, meio ambiente é o nosso começo, meio e fim :)

Benefício de Orgânicos

Co-criamos um benefício intrinsecamente conectado ao meio ambiente: os orgânicos. Todes recebem, mensalmente, ou quando decidimos embarcar nas Segundas sem Carne. uma verba destinada ao consumo de orgânicos, favorecendo pequenos agricultores e a agricultura familiar da sua região. 

Campanhas de consumo consciente

É claro que também Incentivamos que a equipe também abandone plásticos descartáveis e conversamos - muito! - sobre alternativas, desafios e possibilidades desse movimento. Constantemente promovemos algumas campanhas coletivas pra embarcarmos juntes em alguns desafios, como foi o caso do Abril Vegano ou quando decidimos embarcar nas Segundas sem Carne.

A equipe de 2019 começando o Segunda Sem Carne <3

Social & Pessoas

Não dá pra cuidar do meio ambiente e não cuidar das pessoas, né? Somos as nossas relações e, se pensarmos com carinho, a degradação nada mais é do que uma relação doente com a natureza. Por isso, regenerando as nossas relações interpessoais, cuidamos automaticamente do planeta.

Fluxo de Sentimentos

Como a gente se propõe a fazer isso? Temos muitos rituais que cuidam desses objetivos, como o fluxo de sentimentos. O contexto do home office promoveu uma distância e, assim, não conseguimos olhar uns nos olhos dos outros diariamente. E é natural que nós percamos de vista alguns sentimentos que só aparecem nos gestos, nos sorrisos ou até aquele desabafo de quem chega depois do almoço no escritório. Como solucionar? Co-criamos o que chamamos de Fluxo de Sentimentos. A cada final de expediente, contamos por ali como nos sentimos naquele dia de trabalho: irritadas (os), valorizadas (os), ansiosas (os) ou fluindo? Esses sentimentos têm conexão com a vida pessoal ou são exclusivamente sobre o dia de trabalho? Depois abrimos espaço para um mergulho e convidamos todas (os) para compartilharem os motivos da escolha daquele sentimento: se sentiu especial por um feedback ou pela celebração de um novo projeto? O documento é aberto, ou seja, toda a equipe tem acesso. E todos os dias desenvolvemos um grande exercício de auto escuta e de presença. Nos conectamos. Esse é um ritual-potência de cuidado e percepção de como estamos. Cada sentimento é um alerta ou uma celebração e nos guia sobre nossos processos internos.

Incentivo à facilitação

Nossas reuniões são facilitadas por uma dupla de colaboradores que se propõem a experimentar esse espaço de confiança e condução daquele encontro. Além disso, também temos 3 guardiãs (ões): do coração, que cuida dos ânimos e propõe exercícios de presença, da memória, que se responsabiliza pelo nosso diário de bordo e do tempo. 

Comunicação Não Violenta

A valorização aos sentimentos também abre espaço pra um tipo de encontro específico, que chamamos de Dores & Delícias. Ali, abrimos um espaço muito focado nas práticas da Comunicação Não Violenta, com escuta ativa e compartilhamento de sentimentos sinceros. 

Doações & contribuições

Durante o ano de 2020, um ano de crise global e em que se viu uma necessidade urgente de solidariedade, nos envolvemos em algumas campanhas do doações, como a do Cataki, que fez um crownfunding para pagar os salários dos catadores em isolamento. Também fechamos uma parceria lindíssima com o SOS Pantanal.

Governança

Empresa B

Em 2021, o Menos 1 Lixo foi oficialmente certificado como Empresa B. O Sistema B é um conjunto de direcionamentos estratégicos que apoia a diminuição da desigualdade e a luta das mudanças climáticas pelo ponto de vista das organizações através de um alto padrão de métricas. É uma certificação que propõe uma redefinição do que é uma empresa de sucesso dentro da estrutura de mercado que temos hoje, ou seja, que se compromete na geração de impacto socioambiental positivo em paralelo com a atividade econômica lucrativa.

Deixem de ser as melhores empresas do mundo pra serem as melhores empresas pro mundo

Capitalismo Consciente

Em 2019, o Menos 1 Lixo foi premiado pelo Instituto Capitalismo Consciente como uma das 10 empresas que praticam o conceito no Brasil. Somos certificados, o que significa que exercemos os 4 pilares desse movimento: guiados por propósito global, temos uma cultura interna consciente e responsável, lideranças facilitadoras e guardiões do propósito e orientação pra comunidade de stakeholders.

Se você quer saber mais sobre empresas que praticam o Capitalismo Consciente, clica aqui.

Feedback 360


Trimestralmente, a equipe faz um feedback 360º, pra compartilharmos celebrações e melhorias de todes. Assim, as lideranças promovem uma visão do colaborador, que também compartilha sua visão. Depois, cada um faz uma autoavaliação, azeitando próximos passos e melhorias possíveis. Incluímos no nosso feedback algumas perguntas-chave, como a investigação de quais habilidades o colaborador ou a colaboradora gostariam de desenvolver, o que gostariam de mudar na empresa e também como se posicionam frente aos valores do Menos 1 Lixo. São reuniões muito inspiradoras :)

Autogestão e autonomia

Priorizamos um fluxo de trabalho com autonomia e autogestão, ou seja, todes são conscientes das atividades interdependentes e das necessidades de um modo geral. Por isso, é importante pro Menos 1 Lixo que se pratique a autorresponsabilidade, e também a liberdade de criação e execução das tarefas.

Parcerias estratégicas com empresas desejam mudar o mundo

Defendemos o ativismo corporativo e queremos apoiar empresas que tem como norte contribuir positivamente pra transição de um sistema que destroi pra um sistema regenerativo. Firmamos parcerias com empresas B, como Positiv.a, Iônica e , e também com organizações que estão dispostas a dar os primeiros e muitos passos, como a Do Bem e a C&A, além da parceria com a Heineken e a Administração da Ilha de Fernando de Noronha, com o Noronha Plástico Zero.

Lideranças Femininas

Um dos ODS que cuidamos como Menos 1 Lixo é o de igualdade de gênero. Por aqui, não existe espaço pra desigualdade salarial entre homens e mulheres e priorizamos mulheres em papeis de tomada de decisão. A mudança de paradigma perpassa transformações estruturais e habilidades femininas são fundamentais pra essa transição. Para conhecer as mulheres do nosso time de lideranças, clica aqui :)

Menos 1 Lixo
Por:
fundo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.